Janela de céu preferível: proposição de um parâmetro para controle da disponibilidade de luz natural no meio urbano
Palabras clave:
Luz natural, Iluminação natura, Sustentabilidade urbanaResumen
A iluminação natural em um ambiente interno é fortemente influenciada pelas condições de obstrução do entorno. Considerando essa premissa, a legislação urbana deve estabelecer limites de ocupação do solo e, conseqüentemente, de obstrução do céu, objetivando a garantia do direito à radiação solar e à luz natural. O presente trabalho visa ao desenvolvimento e proposição de um parâmetro de controle do direito à luz natural no meio urbano. A caracterização desse parâmetro compreende três aspectos principais: a) a contribuição de luz relativa de diferentes parcelas da abóbada celeste; b) o efeito redutor associado ao cosseno do ângulo de incidência; e c) o percentual de visibilidade da abóbada pelo ambiente interno. A consideração dessas três variáveis permitiu a caracterização do efetivo potencial de iluminação da abóbada celeste no ambiente interno e definiu o parâmetro de controle da luz natural no meio urbano, proposto neste trabalho e denominado de janela de céu preferível (JCP). A análise da luz natural em um ambiente interno e proveniente da JCP seguida pela comparação com a luz natural proveniente da área de céu remanescente confirmou a confiabilidade do referido parâmetro. O comportamento da iluminação natural foi simulado por método computacional. O parâmetro proposto apresenta grande possibilidade de utilização na legislação urbana, com o objetivo de garantir a disponibilidade de luz natural.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Derechos autorales
Los autores que publican en Ambiente Construído aceptan los términos:
- Los autores otorgan a la Revista el derecho de publicar bajo la Licencia de Atribución Creative Commons (CC BY 4.0), permitiendo el acceso, impresión, lectura, distribución, adaptación y desarrollo de otras investigaciones, si se reconoce la autoría.
- Se autoriza a los autores a distribuir el trabajo publicado en la Revista, como repositorios institucionales, o a incluir su artículo como parte de la tesis y/o disertación, siempre y cuando mencionen la referencia de publicación en Ambiente Construído.
- Cualquier persona puede leer, distribuir, imprimir, descargar e indicar la dirección del artículo completo sin autorización previa de la Revista respetando la licencia CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621