Variação de umidade absoluta e temperatura do ar intraurbano nos arredores de um corpo d’água

Autores

  • Erico Masiero Universidade Federal de São Carlos, UFSCar
  • Léa Cristina Lucas de Souza Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

Palavras-chave:

Ambiente Construído, Ambiente Urbano, Climatologia Urbana

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar a distribuição de umidade absoluta e da temperatura do ar intraurbano, associando-as à presença de um corpo d’água na área urbana de São José do Rio Preto, SP. A combinação do conteúdo de água no ar fornecido por corpos d’água com o potencial eólico pode favorecer significativamente as condições microclimáticas de uma área urbana, levando a um ambiente térmico mais ameno. Nove pontos de coleta de dados foram selecionados na malha urbana para detectar diferenças de temperatura e umidade absoluta do ar. Quatro pontos detalham os fenômenos físicos associados às trocas de calor intraurbanas sob a influência da distribuição da umidade absoluta. Foi detectado que o ponto de coleta à margem da represa municipal permaneceu aproximadamente 2 ºC abaixo do ponto situado na zona residencial mais impermeabilizada e 7 g/m³ mais úmido. A alta variação dos valores de umidade absoluta detectada neste estudo corrobora a necessidade de criação de estratégias para a redução da evaporação e melhoria da distribuição da quantidade de água no ar pelos espaços intraurbanos em épocas quentes e secas em cidades situadas em áreas continentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erico Masiero, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

Arquiteto e Urbanista pela UNESP, BAURU em 1996

Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos em 2006

Doutorando em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

Léa Cristina Lucas de Souza, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

Graduação em Arquitetura (USU-RIO, 1984)Mestrado em Arquitetura (USP/EESC, 1990)Doutorado Ciências da Engenharia Ambiental(USP/EESC, 1996)Pós-Doutorado (Universidade do Ninho - Portugal, 2002-2003)Livre Docência em Conforto Ambiental (Unesp/Bauru, 2006)    

Downloads

Publicado

17.07.2013

Como Citar

MASIERO, E.; SOUZA, L. C. L. de. Variação de umidade absoluta e temperatura do ar intraurbano nos arredores de um corpo d’água. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 25–39, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/38683. Acesso em: 18 abr. 2024.