Potencial de economia de energia em iluminação através da utilização de fibras ópticas
Palavras-chave:
eficiência energética, sistemas de iluminação, fibras ópticasResumo
A integração efetiva da luz natural com o sistema de iluminação artificial ocorre apenas quando este pode ser ligado ou desligado em função dos níveis de iluminação natural que atingem a superfície de trabalho dos ambientes. Esse trabalho apresenta uma metodologia para avaliar o potencial de economia de energia em iluminação devido à integração efetiva de iluminação natural e artificial em edificações. Considera-se o uso de fibras ópticas como um meio de transportar luz natural para o fundo dos ambientes, onde o suprimento de luz natural é baixo. Esta abordagem pode contribuir para a redução do consumo de energia em iluminação e da poluição ambiental associada ao consumo de energia em edificações. O potencial de economia de energia em iluminação utilizando fibras ópticas variou de 19,8% a 79,4% para as sete cidades no Brasil e de 56,0% a 89,2% para a cidade no Reino Unido. No estudo realizado no Reino Unido, mostrou-se também que poderia ocorrer uma redução na emissão de dióxido de carbono de 122 kg por metro quadrado de área construída por ano caso houvesse integração da iluminação artificial com a natural suprida pelas janelas. Essa redução seria de 138 kg/m2 por ano caso fibras ópticas fossem consideradas na integração.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621