Viabilidade do uso de placas de granito como lajes em edificações

Autores

  • Sérgio Trajano Franco Moreiras Professor - Universidade Estadual de Maringá Doutorando - Escola de Engenharia de São Carlos - USP
  • Antenor Braga Paraguassú Departamento de Geotecnia Escola de Engenharia de São Carlos Uniniversidade de São Paulo

Palavras-chave:

Granitos, Revestimento de pisos, Sistemas não aderentes

Resumo

Placas de granitos são amplamente empregadas no revestimento de pisos na forma de ladrilhos assentados com argamassa industrializada. Recentemente, tem crescido o interesse no uso de sistemas não aderentes (sem argamassa) com placas de rocha. Porém, na literatura muito pouco foi publicado a respeito. O presente trabalho avaliou as propriedades físico-mecânicas de três granitos com grande aceitação comercial, e determinou as espessuras necessárias para estas das placas serem usadas como lajes de 200 cm de largura por 300 cm de comprimento, apoiadas pelas quatro extremidades em vigas de concreto. As propriedades testadas para o projeto estrutural das placas de granito foram: resistência à compressão, resistência à flexão por três pontos, módulo de elasticidade e coeficiente de Poisson. Foram também determinados o coeficiente de atrito e a resistência à abrasão profunda para a avaliação do desempenho do piso, de acordo com o uso e o ambiente de exposição,. Os resultados indicaram que o charnockito Verde Labrador deve ser usado com espessura de 30 mm, restrita a ambientes internos. O sienogranito e o monzogranito podem ser empregados em ambientes internos e externos. As placas do monzogranito Cinza Castelo devem possuir espessura de 20 mm, e as do sienogranito Vermelho Brasília devem possuir 30 mm de espessura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Trajano Franco Moreiras, Professor - Universidade Estadual de Maringá Doutorando - Escola de Engenharia de São Carlos - USP

Professor do departamento de tecnologia da UEM na área de Materiais de Construção e Fundação e Doutorando na área de Geotecnia da EESC-USP na subárea de placas de granito para sistemas não aderentes de fixação.

Antenor Braga Paraguassú, Departamento de Geotecnia Escola de Engenharia de São Carlos Uniniversidade de São Paulo

Graduado em Geologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1963), doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (1968) e nesta mesma Instituição, por concursos públicos, obteve o tíitulo de Professor Livre-docente com Distinção e Louvor em 1972, a função de Professor Adjunto em 1974 e o cargo de Professor Titular com Distinção em 1976. É Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo desde 1987. Em 1993 lhe foi conferida a honrraria acadêmica "Distinção Universitária" outorgado pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP. É Pesquisador Nível 1 do CNPq; Consultor da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP; Consultor da CAPES e do CNPq . No ensino e na pesquisa dedicou-se a vários temas na área de Geociências, com ênfase em Geologia de Engenharia. Atualmente tem dado destaque ao estudo das Rochas Ornamentais e de Revestimentos incluindo os processos de beneficiamento e as técnicas de revestimento de edificações com placas de granitos.

Downloads

Publicado

06.10.2012

Como Citar

MOREIRAS, S. T. F.; PARAGUASSÚ, A. B. Viabilidade do uso de placas de granito como lajes em edificações. Ambiente Construído, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 25–36, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/24057. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos