Caracterização mecânica do gesso para revestimento produzido no Polo Gesseiro do Araripe

Autores

  • Fernanda Cavalcanti Ferreira Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-4502-0198
  • José Getulio Gomes de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF
  • Arnaldo Manoel Pereira Carneiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

Palavras-chave:

Gesso para revestimento, Caracterização, Resistência de aderência

Resumo

O gesso é um material de grande uso na construção civil, destacando-se seu emprego como pasta de gesso para revestimento. No Brasil, o Polo Gesseiro do Araripe é o maior produtor. Percebe-se a necessidade de conhecimento das propriedades e características desse material, principalmente, com foco no produto acabado como revestimento interno em paredes. Nesse contexto, o presente trabalho visa realizar um estudo de caracterização de cinco amostras de gesso do Polo do Araripe, e avaliar a capacidade aderente dos revestimentos executados em pasta desses gessos. O estudo de caracterização ocorreu no estado anidro, por meio de ensaios de granulometria, massa unitária, massa específica, teores de água livre e de cristalização; no estado fresco, por meio de ensaios de consistência normal, tempo de pega e calorimetria; e no estado endurecido, por ensaios de dureza e resistência à compressão.  Os ensaios de resistência de aderência à tração ocorreram nos revestimentos de pasta de gesso executados em base cerâmica, produzidos com e sem pré-umedecimento da base. Com os resultados, verifica-se que as pastas de gesso apresentam desempenhos satisfatórios e semelhantes, independentemente do porte do fabricante; entretanto, alguns requisitos normativos não são atendidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cavalcanti Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (Estruturas com ênfase em Construção Civil). Possui mestrado em Estruturas com ênfase em construção civil pela UFPE e graduação em Engenharia civil pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

José Getulio Gomes de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é Professor Adjunto IV da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: Argamassas para revestimento, concreto, sistemas construtivos, sistemas de revestimento, reciclagem e reuso de resíduos da construção civil.

Arnaldo Manoel Pereira Carneiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

Bachelor's at Civil Engineering from Universidade Federal do Pará (1989), master's at Engenharia Civil (Construção Civil) from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) and doctorate at Civil Engineering from Universidade de São Paulo (1999). Has experience in Civil Engineering, focusing on Materials and Components of Construction, acting on the following subjects: concreto, construção civil, agregado, adições and argamassas.

Downloads

Publicado

2019-10-04

Edição

Seção

Artigos