Produção de edificações sustentáveis: desafios e alternativas

Autores

  • Mônica Santos Salgado Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alain Chatelet École Nationale Superieure dArchitecture de Toulouse
  • Pierre Fernandez Attaché Culturel - French Ministry of Foreign Affairs

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Gestão em arquitetura, Projeto integrado

Resumo

A discussão do projeto e execução de edificações sustentáveis vem sendo abordada por diferentes autores, em geral com foco no desempenho da edificação e vida útil dos materiais. Entretanto, para atender aos requisitos de desempenho ambiental das edificações, existe também a necessidade de se introduzir mudanças na organização e gestão do processo projetual. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou como a incorporação dos requisitos da sustentabilidade ambiental podem influenciar as práticas de projeto de arquitetura e engenharia. Reconhecendo a influência francesa na produção de edificações sustentáveis no Brasil – em decorrência da adoção por algumas empresas brasileiras do referencial Aqua (adaptado do HQE® francês) –, a pesquisa foi realizada junto a empresas que atuam naquele país. Os resultados apontam que a melhoria do processo de projeto depende do estabelecimento de um sistema de gestão que possa auxiliar os profissionais a lidarem com o grande número requisitos relacionados com a edificação sustentável. Também indicam a necessidade de revisão dos esquemas adotados até então, de forma a viabilizar a introdução da interoperabilidade entre os diferentes profissionais de projeto, desde a concepção arquitetônica, que deve se tornar responsabilidade de toda a equipe de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Santos Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 - CNPq. Professor Associado da UFRJ. Arquiteta pela FAU/UFRJ (1986), Mestre em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ (1992), doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (1996), pós-doutorado pela École Nationale Superieure dArchitecture de Toulouse sobre gestão de projetos sustentáveis (2010), pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela POLI/UFRJ (2002), pós-graduação em Gestão Ambiental pelo PNUMA/POLI/UFRJ (2005). Na área de ensino de pós-graduação atua desde 1993 junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ) da UFRJ e desde 2005 no Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Escola Politécnica/PNUMA/UFRJ. Tem experiência na área de ensino de engenharia civil e arquitetura. Coordena o GEPARQ - Grupo de Pesquisas Gestão de Projetos em Arquitetura - desenvolvendo investigações na área da gestão da qualidade no processo de projeto e construção civil (www.proarq.fau.ufrj.br/pesquisa/geparq). Tem experiência em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase nos seguintes temas: qualidade e gestão do processo de projeto, sustentabilidade na construção civil e sistemas de gestão integrada (qualidade, segurança e meio ambiente) .

Alain Chatelet, École Nationale Superieure dArchitecture de Toulouse

Arquiteto, Doutor em Ciencias Naturais, Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Arquitetura LRA-GRECAU (Laboratoire de Recherche en Architecture - Groupe de Recherche Environnement Conception Architecturale et Urbaine) Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Toulouse

Pierre Fernandez, Attaché Culturel - French Ministry of Foreign Affairs

Arquiteto, Doutor em Engenharia pela École des Mines, Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Arquitetura LRA-GRECAU (Laboratoire de Recherche en Architecture - Groupe de Recherche Environnement Conception Architecturale et Urbaine) Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Toulouse

Downloads

Publicado

16.10.2012

Como Citar

SALGADO, M. S.; CHATELET, A.; FERNANDEZ, P. Produção de edificações sustentáveis: desafios e alternativas. Ambiente Construído, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 81–99, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/22603. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos