Revisão sistemática acerca do uso de compósitos laminados de polímeros reforçados com fibras para o reforço de pilares de madeira
Palavras-chave:
Recuperação estrutural, Polímeros reforçados com fibras, Reforço estrutural, Revisão bibliográfica sistemáticaResumo
Em geral, os pilares são elementos fundamentais para a estabilidade da estrutura, e o reforço desse elemento pode impactar significativamente na estrutura e no ambiente em que o elemento está inserido. O uso de polímeros reforçados com fibras (PRF) consiste em uma solução de reforço externo com diversas pesquisas demonstrando a eficiência de seu uso, pois pode também ser adotado na fase de projeto. Apesar disso, o método ainda não figura entre os principais temas abordados pela literatura, sendo fundamental o incentivo ao desenvolvimento de mais pesquisas sobre o tema. Este estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura que abordou o uso do PRF como reforço em pilares de madeira. A baixa quantidade de propriedades caracterizadas da madeira indica a dificuldade em ensaiar o material e requer o uso de correlações para estimar seu comportamento. Foi possível verificar os tipos de ensaios e arranjos do reforço, de modo que a síntese do conteúdo encontrado pode contribuir para a identificação de padrões de comportamento que possibilitem a especificação deste tipo de reforço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621