Impacto do uso de resíduo de bauxita e de cinza volante na hidratação do cimento Portland
Palavras-chave:
Resíduo de bauxita, Cinza volante, SCM’s, Hidratação cimento, Cimento PortlandResumo
O uso de subprodutos de processos industriais, como resíduo de bauxita (RB) e cinzas volantes (CV), como Materiais Cimentícios Suplementares (MCS) em combinação com o cimento Portland, é uma estratégia que promove o reaproveitamento de resíduos e reduz o impacto ambiental da produção de cimento. Além disso, um sistema ternário favorece interações químicas entre os materiais, mitigando os efeitos nocivos do RB (lixiviação de elementos perigosos e alta alcalinidade) sem a necessidade de processos energéticos intensivos. Este estudo avalia a influência do RB e da CV na hidratação do cimento Portland por meio de três sistemas: uma pasta de referência (apenas cimento), duas pastas binárias (70% de cimento e 30% de MCS) e uma pasta ternária (70% de cimento, 15% de RB e 15% de CV). O processo de hidratação foi analisado por calorimetria isotérmica, DRX e TGA. Os resultados mostram que os MCS aceleram a hidratação, reduzindo os períodos de indução e aumentando as taxas de reação. A CV, com seu alto fator de forma, intensifica a hidratação inicial ao facilitar a precipitação de hidratos, enquanto o RB contribui quimicamente, aumentando o conteúdo de portlandita e água quimicamente combinada. Ambos os MCS aceleram a hidratação pelo efeito de preenchimento devido às maiores áreas superficiais específicas. Esses achados ressaltam o potencial dos sistemas ternários para o uso seguro e sustentável de MCS na construção civil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621