Comportamento de estacas escavadas compostas de solo-cimento e resíduo de beneficiamento de pedras preciosas a partir de provas de carga estática

Autores

  • Patrícia Edler Mestre em Engenharia (Infra-estrutura e Meio Ambiente)-UPF
  • Antonio Thomé Universidade de Passo Fundo
  • Carina Silvani PPGEC-UFRGS
  • Leunir Laudimar Freitas UPF

Palavras-chave:

Resíduo industrial, Estacas escavadas, Capacidade de carga

Resumo

A utilização de resíduos e subprodutos industriais na construção civil apresenta-se como uma alternativa efetiva para diminuição do impacto ambiental deste setor. O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar a viabilidade do emprego de solo-cimento e resíduo de beneficiamento de pedras preciosas em estacas escavadas (SCR) para utilização em habitação unifamiliar. Inicialmente foi definida uma mistura ótima com os materiais que constituiriam as estacas. A mistura que melhor atendeu as características de resistência e trabalhabilidade foi àquela composta por 50% de resíduo de beneficiamento de pedras preciosas e 50% de solo, com 10% de teor de cimento Portland, em relação a massa seca dos materiais. Para os ensaios de campo foram executadas três estacas escavadas de 0,23m de diâmetro e 3 metros de profundidade. Os resultados obtidos através das provas de carga estática foram comparados a resultados de estacas escavadas com mesmas características geométricas e compostas por concreto convencional. O estudo concluiu que o emprego da mistura de solo-cimento e resíduo de beneficiamento de pedras preciosas em estacas escavadas moldadas in loco é tecnicamente viável, uma vez que apresentam capacidade de carga semelhante às executadas com concreto convencional. Além disso, a partir da análise de custos, onde se comparou o valor de execução para estacas de concreto e estacas de solo-cimento e resíduo, verificou-se que o custo final de uma estaca escavada produzida com a mistura proposta apresenta uma economia de 38%, se comparado ao custo final de uma estaca escavada composta por concreto convencional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Edler, Mestre em Engenharia (Infra-estrutura e Meio Ambiente)-UPF

Engenheira Civil, Mestre em Engenharia (Infra-estrutura e Meio Ambiente)-Universidade de Passo Fundo

Antonio Thomé, Universidade de Passo Fundo

Carina Silvani, PPGEC-UFRGS

Engenheira Civil-UPF

Mestranda em Geoteecnia - CPPGEC-UFRGS

Leunir Laudimar Freitas, UPF

Aluno Engenharia Civil-UPF

Downloads

Publicado

25.08.2012

Como Citar

EDLER, P.; THOMÉ, A.; SILVANI, C.; FREITAS, L. L. Comportamento de estacas escavadas compostas de solo-cimento e resíduo de beneficiamento de pedras preciosas a partir de provas de carga estática. Ambiente Construído, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 147–157, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/23401. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)