Análise dos parâmetros de fabricação de elementos de madeira lamelada colada na resposta da qualidade de colagem com base na NBR 7190-6
Palavras-chave:
Madeira lamelada colada, Qualidade de colagem, Cisalhamento na linha de cola, Delaminação, Pressão de colagemResumo
Este estudo visou avaliar parâmetros de fabricação e seu impacto na qualidade da colagem de elementos de MLC. Foram realizadas três etapas de pesquisa com madeiras de Eucalipto grandis e Pinuselliottii, usando diferentes adesivos, analisando a porcentagem de delaminação e da resistência ao cisalhamento das linhas de cola. Foram testadas diferentes pressões de colagem com adesivos comerciais, quantificando os modos de ruptura na zona de colagem, diferentes proporções de adesivo natural nos elementos de MLC e diferentes espessuras das lamelas com um adesivo poliuretano bicomponente. Resultados indicaram que pressões de 0,7 MPa para o Pinus e 1,2 MPa para o Eucalipto estavam em conformidade com a norma brasileira. Diferenças significativas foram observadas na resistência ao cisalhamento entre lamelas externas e internas do Pinus. O adesivo natural demonstrou boa resistência ao cisalhamento, mas problemas na delaminação. A espessura de 3,5 cm apresentou melhor qualidade de colagem. As recomendações da NBR 7190-6 se mostraram eficazes no controle da qualidade da colagem de elementos de MLC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621