Avaliação do uso do hidróxido de potássio em geopolímeros visando à prevenção de formação de eflorescência
Palavras-chave:
Geopol´ímeros, Hidróxido de potássio, Resíduo da lapidação do vidro, Metacaulim, EflorescênciasResumo
O presente estudo desenvolveu geopolímeros, combinando hidróxido e silicato de potássio (KOH + SS) e hidróxido de potássio e silicato de sódio (KOH + SS) como mistura ativadora e resíduo da lapidação do vidro e metacaulim como materiais precursores, com o objetivo de mitigação da formação de eflorescências. Foram realizados ensaios de difração de raios X (DRX), avaliação visual da possível formação de eflorescências e resistência à compressão dos geopolímeros produzidos nas idades de 28 e 63 dias com ativador de molaridade 10, relações sílica/alumina de 3,5 e 4,0, sujeitos a curas térmicas de 40 e 60ºC. Através da análise de DRX observou-se que todas as amostras exibiram picos de quartzo em posições entre 2θ = 20º e 30º, comprovando a presença de fases cristalinas, todavia, os geopolímeros produzidos com silicato de sódio apresentaram picos com maior intensidade. Nenhuma das pastas geopoliméricas executadas apresentaram formação de eflorescências visuais. Por meio do ensaio mecânico, foi possível determinar que os geopolímeros que apresentaram as melhores resistências à compressão média foram os produzidos com a mistura KOH + SS. A temperatura de cura que gerou melhores resultados foi a de 40ºC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621