Avaliação da condutividade hidráulica de misturas solo-resíduo visando utilização em barreiras impermeáveis de aterros sanitários
Palavras-chave:
Engenharia Civil, Sustentabilidade, ResíduosResumo
A incorporação de resíduos ao solo tornou-se uma solução economicamente viável e sustentável na engenharia geotécnica, uma vez que muitos rejeitos industriais quando associados a outros materiais, se demonstram capazes de sanar propriedades requeridas em projetos. Esta pesquisa objetivou formar misturas de solo incorporadas com dois tipos diferentes de resíduos com a finalidade de empregá-las em camadas impermeáveis (liners) de aterros sanitários. Desenvolveram-se 6 misturas de solo-resíduo, onde foi variado o teor de resíduo e a energia de compactação, sendo elas normal (NOR) e modificada (MOD). As misturas formuladas foram: 0R-NOR, 10LC-NOR, 10GA-NOR, 0R-MOD, 10LC-MOD e 10GA, onde 10LC significa adição de 10% de lama de cal e 10GA significa adição de 10% de gesso agrícola, ambas as adições em relação à massa seca de solo. As misturas foram submetidas ao ensaio de permeabilidade de carga variável para verificá-las quanto aos padrões requeridos para liners. Tanto a energia de compactação quanto a adição do resíduo foram capazes de reduzir a permeabilidade do solo, entretanto, a porcentagem de material adicionada à mistura não foi suficiente para atingir valores menores que E-07 cm/s.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito autoral (Copyright)
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ambiente Construído. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.