Produção de agregados finos reciclados de alta qualidade usando moagem de baixa energia
Palavras-chave:
resíduos de concreto, agregado reciclado fino, moagem de baixa energia, caracterização de resíduosResumo
A reciclagem de resíduos de construção e demolição (RCD) pode contribuir como uma fonte de agregados, materiais cuja a produção é cada vez mais difícil. Contribuiu também para a redução do descarte inadequado desses resíduos. Diferentes autores mostram que é possível produzir agregados reciclados de alta qualidade, com baixo teor de pasta de cimento em sua superfície, utilizando operações de processamento mineral. Uma opção com bom potencial de aplicação é a cominuição seletiva, onde um moinho autógeno ou com baixa carga de bolas pode ser utilizado para remover a pasta de cimento aderida aos agregados sem muita cominuição dos próprios agregados, em um mecanismo de polimento de grãos. Apesar dos bons resultados obtidos para redução da absorção de água relatados na literatura, faltam pesquisas quantificando o consumo de energia. O presente trabalho investigou a influência da cominuição seletiva nas propriedades do agregado fino de concreto reciclado, na faixa de 4.8 mm a 0.15 mm. Os resultados indicaram que foi possível reduzir a absorção de água abaixo de 3% com um consumo de energia inferior a 5 kWh/t, confirmando assim que a cominuição seletiva de baixo consumo energético pode ser uma alternativa útil para obter um agregado reciclado de alta qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621