Alterações físico, mecânicas e microestruturais em concretos sujeitos a resfriamento lento e rápido em situação de incêndio simulado
Palavras-chave:
Fire, Cracking, cooling, elastic modulusResumo
O concreto quando exposto a elevadas temperaturas tem suas propriedades alteradas e os processos de recuperação são dependentes da intensidade destas modificações. O objetivo deste artigo foi avaliar a influência das altas temperaturas nas propriedades do concreto, em uma faixa na qual a estrutura ainda pode ser recuperada, e a verificação dos efeitos gerados no material quando submetidos a resfriamento natural e resfriamento rápido. Para isto se desenvolveu o programa experimental com três traços de concreto, os quais foram expostos a temperaturas de 100 ºC, 300 ºC, 450 ºC e 600 ºC; subdivididos em grupos de resfriamento lento e rápido. Com a elevação da temperatura, intensificam-se os processos de fissuração e alterações microestruturais, as quais geram redução nas resistências mecânicas e o aumento da absorção. Verificou-se que o módulo de elasticidade foi a propriedade mais afetada por estas alterações. As correlações entre o módulo de elasticidade e as demais propriedades foram acompanhadas pelo aumento da microfissuração do concreto, perda de água e decomposição das fases da pasta, sendo observada posterior reidratação da etringita durante o resfriamento do concreto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621