Propriedades nanomecânicas do silicato de cálcio hidratado de síntese

Autores/as

  • Fernando Pelisser UFSC
  • Philippe Jean Paul Gleize UFSC
  • Alexandre Mikowski UFPR

Palabras clave:

C-S-H. Nanoestrutura. Nanoindentação.

Resumen

O silicato de cálcio hidratado (C-S-H), principal fase proveniente da hidratação do cimento Portland, tem grande influência na maioria das propriedades físicas e mecânicas dos materiais cimentícios. No entanto, até o momento, não existem modelos estruturais relacionando sua composição química, nano e microestrutura com suas propriedades físico-químicas e mecânicas. Neste trabalho, utilizou-se a técnica de indentação instrumentada para avaliar as propriedades nanomecânicas de dois C-S-H de síntese, com relações Ca/Si diferentes. Os resultados mostraram que é possível estimar com precisão o módulo de elasticidade e a dureza utilizando-se somente 16 pontos indentados, com vários ciclos de carga para cada indentação, e que a intensidade da carga de indentação não se mostrou um fator significativo. Mostrou-se também que o módulo de elasticidade do C-S-H aumenta quando a relação Ca/Si diminui, confirmando os cálculos baseados nos métodos de campo de forças, de Manzano et al. (2009). Porém, constatou-se que micro e nanoporosidade influenciam de maneira significativa o resultado. Por fim, há uma discussão sobre alguns dos parâmetros a serem controlados para poder modificar as características mecânicas do gel de C-S-H produzido pela hidratação do cimento Portland.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Pelisser, UFSC

Engenheiro civil, mestre e doutorando em Eng. Civil (UFSC), professor adjunto, Departamento de Engenharia Civil, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Philippe Jean Paul Gleize, UFSC

Engenheiro de materiais, pós-doutorado em Eng. Materiais (Toulouse), professor associado, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Alexandre Mikowski, UFPR

Físico, Doutor em Física (UFPR), Pós doutorando, Departamento de Física, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Publicado

12.11.2009

Cómo citar

PELISSER, Fernando; GLEIZE, Philippe Jean Paul; MIKOWSKI, Alexandre. Propriedades nanomecânicas do silicato de cálcio hidratado de síntese. Ambiente Construído, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 129–139, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/9438. Acesso em: 3 ago. 2026.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.