Métodos de aplicação da simulação computacional em edifícios naturalmente ventilados no clima quente e úmido

Authors

  • Sileno Cirne Trindade UFRN
  • Aldomar Pedrini UFRN
  • Raimundo Nonato Calazans Duarte UFCG

Keywords:

Ventilação natural, Simulação computacional, Projeto arquitetônico

Abstract

A ventilação natural é o principal recurso passivo para a obtenção do conforto térmico em climas quentes e úmidos, reduzindo também o consumo energético com condicionamento artificial. Entretanto, arquitetos fazem restrição a seu uso por não haver garantias de solução dos problemas de conforto térmico, quando comparada aos sistemas artificiais. Nesse sentido, decidiu-se investigar formas de prever o comportamento da ventilação natural em edifícios através de ferramentas de simulação computacional, visando apoiar a tomada de decisão no projeto de arquitetura. O objeto de estudo é o edifício pré-fabricado, do tipo galpão, considerado como típico na cidade de Natal, RN. Utilizaram-se um programa de dinâmica de fluidos computacional (CFD) e um de simulação térmica e energética de edificações. O artigo tem como foco a discussão dos procedimentos necessários para viabilizar as análises da ventilação, indicando como o método teve de ser adequado à complexidade de sucessivas abordagens, resultando em simplificações e incertezas de resultados. Para exemplificar a abordagem apresentam-se alguns resultados de simulações. Ao final, as limitações e potencialidades do método são discutidas com base nas características dos códigos de simulações utilizados, das condições de simulação e da representatividade dos modelos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sileno Cirne Trindade, UFRN

Arquiteto e Urbanista da Superintendência de Infraestrutura da UFRN. Pesquisador do Labcon-UFRN.

Aldomar Pedrini, UFRN

Raimundo Nonato Calazans Duarte, UFCG

Engenheiro mecânico, doutor em Engenharia Mecânica (UFSC), professor adjunto, Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Published

2010-08-24

How to Cite

TRINDADE, S. C.; PEDRINI, A.; DUARTE, R. N. C. Métodos de aplicação da simulação computacional em edifícios naturalmente ventilados no clima quente e úmido. Ambiente Construído, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 37–58, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/12110. Acesso em: 25 jun. 2025.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.