Diretrizes para inserção de requisitos de eficiência energética no processo de projeto de aeroportos

Autores

  • Fernanda Selistre da Silva Scheidt Universidade Estadual de Londrina
  • Ercília Hitomi Hirota Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Processo de projeto, Gestão da informação, Eficiência energética

Resumo

Este artigo aborda a gestão de informação na etapa de projeto visando à consideração de requisitos de eficiência energética em projetos de obras complexas, relatando um estudo de caso em projeto de aeroportos. O atendimento aos requisitos de eficiência energética tende a aumentar ainda mais a complexidade do processo de desenvolvimento do produto (PDP) na construção civil. Torna-se necessário, então, buscar instrumentos gerenciais que auxiliem o projetista a analisar as restrições e tradeoffs no PDP ao mesmo tempo em que se considere a agregação de mais valor ao produto, tanto sob o ponto de vista do cliente como do meio ambiente. A decisão de analisar o processo de projeto de aeroportos surgiu pelo fato de essas edificações serem caracterizadas pela complexidade e por apresentarem alto consumo energético e grande impacto ambiental. A partir de uma etapa de revisão bibliográfica, foram identificados os requisitos de eficiência energética a serem considerados na prática de projeto. O estudo teve sequência com a elaboração do macromapeamento do PDP, em um estudo de caso. Os resultados alcançados consistem na análise crítica do PDP e na identificação de oportunidades de inserção dos requisitos de eficiência energética no processo de projeto aeroportuário, considerando as falhas no fluxo de informação entre os agentes envolvidos. Por fim, são apresentadas diretrizes para a inserção dos requisitos de eficiência energética identificados a partir da revisão bibliográfica no processo de projetos de aeroportos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Selistre da Silva Scheidt, Universidade Estadual de Londrina

Arquiteta, Mestre em Engenharia  de Edificações e Saneamento (UEL), doutoranda em Engenharia Civil (UFSC)

Ercília Hitomi Hirota, Universidade Estadual de Londrina

Engenheira civil, doutora em Engenharia Civil (UFRGS), professora associada, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Saneamento, Centro de Tecnologia e Urbanismo - UEL

Downloads

Publicado

14.05.2010

Como Citar

SCHEIDT, F. S. da S.; HIROTA, E. H. Diretrizes para inserção de requisitos de eficiência energética no processo de projeto de aeroportos. Ambiente Construído, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 71–86, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/12091. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.