Escrever COM: o que isso (re)significa? / Write with: What it reframes?

Autores

  • Luciana Lobo Miranda
  • Lorrana Caliope Castelo Branco Mourão

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.61397

Resumo

Resumo

O texto tem como objetivo problematizar a escrita da pesquisa como inserida na própria política da pesquisa. Ancorada na pesquisa-intervenção e baseada em pensadores como Michel Foucault, Mikhail Bakhtin e Carlos Skliar pretendeu-se pensar a escrita da pesquisa não como representação mas como ato. O texto aborda as vicissitudes da escrita da pesquisa como uma espécie de metaanálise da própria pesquisa. Para tal, desenvolve quatro pontos de inflexão: 1- A escrita como construção de mundos; 2- O processo de escolha dos analisadores; 3- O lugar dos afetos na escrita da pesquisa; 4- O (in)acabamento do texto: o leitor.   Por fim o texto defende a possibilidade da escrita da pesquisa aproximar-se mais do ensaio, como escrita inacabada, do que um lugar de divulgação de verdades incontestáveis.

Palavras-chave: Pesquisa; Pesquisa-intervenção; Escrita da pesquisa.

 

Abstract

Our paper aims to problematize the writing of research as implanted in the politics of research itself. Anchored in research-intervention and based on the work of Michel Foucault, Mikhail Bakhtin and Carlos Skliar, we examine the writing of research not as representation but as act. The text addresses the vicissitudes of research writing as a meta-analysis of research. To this end we develop four inflection points: 1. Writing as building worlds; 2. The process of choosing research analyzers; 3. The place of affect in the writing of research; 4. The (un)finished text: the reader. Finally, we contend that research writing as unfinished writing is more akin to the essay rather than a site for the dissemination of incontestable truths.

Keywords: Research; Research-intervention; Research Writing


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-01-06

Como Citar

Miranda, L. L., & Mourão, L. C. C. B. (2016). Escrever COM: o que isso (re)significa? / Write with: What it reframes?. Revista Polis E Psique, 6(1), 162–175. https://doi.org/10.22456/2238-152X.61397

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)