Políticas de ações afirmativas na educação e as contribuições da psicologia Sócio-histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.90297

Palavras-chave:

Ações afirmativas, ensino superior, políticas públicas, psicologia sócio-histórico-cultural.

Resumo

Este artigo retoma questões que estão pautando a relação entre políticas de ação afirmativa e educação superior no Brasil. O objetivo é traçar um paralelo entre as iniciativas macro e micropolítica colocando em destaque seus desdobramentos para o contexto educacional brasileiro. A análise da política de reserva de vagas no ensino superior brasileiro tem como ponto de partida dois aspectos em destaque: a) as relações estabelecidas entre Políticas de Estado e Ações da Sociedade Civil; e b) a polêmica gerada em torno dos conceitos de identidade, raça e etnia na definição dos critérios para a reserva de vagas. Como conclusão, o artigo apresenta uma breve análise das contribuições da psicologia sócio-histórico-cultural para este debate.

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Publicado

2020-03-24

Como Citar

Barcellos, L. F., & Jobim e Souza, S. (2020). Políticas de ações afirmativas na educação e as contribuições da psicologia Sócio-histórico-cultural. Revista Polis E Psique, 10(1), 207–226. https://doi.org/10.22456/2238-152X.90297

Edição

Seção

Artigos