Uma discussão sobre disciplina: juventude em conflito com a lei e cárcere

Autores

  • Ana Ligia Saab Vitta Psicologa graduada pela Universidade Catolica Dom Bosco (2017). Ex-Bolsista de Iniciaçao Cientifica.
  • Luis Henrique da Silva Souza Mestrando em Psicologia/UCDB, graduado em Psicologia/UFMS (2015).
  • Andrea Scisleski http://orcid.org/0000-0001-8387-0391
  • Maria Eduarda Parizan Checa Psicologa graduada pela UCDB. Ex-Bolsista de Iniciaçao Cientifica.
  • Maria Júlia Dias Graduanda em Psicologia pela UCDB. Bolsista de Iniciaçao Cientifica.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.83984

Palavras-chave:

juventude em conflito com a lei, Foucault, encarceramento.

Resumo

A presente escrita tem o objetivo de investigar a articulação entre as práticas psicológicas e jurídicas, problematizando seus efeitos na construção de um campo de saber sobre a população infanto-juvenil em conflito com a lei. Como procedimentos metodológicos foram realizadas consultas a documentos em nível estadual e nacional, bem como pesquisa bibliografica sobre estudos referentes ao tema da juventude em conflito com a lei, visita a um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e em um presídio masculino estadual, localizado em Campo Grande – MS. Nossa análise se dá a partir da perspectiva foucaultiana, discutindo a produção do encarceramento como forma de punição aplicada à população jovem. Concluimos que o encarceramento, a partir da segurança, opera como uma intervenção proposta para tratar de questões sociais, mas que, contudo, acaba subordinando-as a lógicas individualizantes.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Vitta, A. L. S., Souza, L. H. da S., Scisleski, A., Checa, M. E. P., & Dias, M. J. (2019). Uma discussão sobre disciplina: juventude em conflito com a lei e cárcere. Revista Polis E Psique, 8(3), 157–179. https://doi.org/10.22456/2238-152X.83984

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