A Promoção de Habilidades Socioemocionais de Crianças em uma Comunidade: Um Relato de Experiência Desenvolvido em um Grupo de Reforço Escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.138283Abstract
As habilidades socioemocionais são um conjunto de recursos psicossociais que têm a intenção de majorar o bom convívio em grupos, aumentar a capacidade de entender, discriminar e expressar emoções. A segunda e terceira infâncias são os períodos sensíveis para a máxima aprendizagem de habilidades socioemocionais. Este relato de experiência se propõe a apresentar um conjunto de sete ações em grupo para promoção de habilidades socioemocionais com crianças de uma comunidade da zona sul de Teresina, que foi desenvolvido pela equipe de psicólogos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí, vinculado à UBS do Território. Os grupos, desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2022, tinham um público de vinte e nove crianças na faixa etária de cinco a doze anos de um reforço escolar comunitário. Compreendeu-se que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais gera ganhos valiosos no desenvolvimento psicossocial do público infantil.
Downloads
References
Abed, A. L. Z. (2016). O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção Psicopedagógica, volume (24), 8 – 27. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-6954201600010 0002&lng=pt&nrm=iso.
Antão, S. D. (2020). Proposta de intervenção psicossocial para crianças em vulnerabilidade social focada em habilidades socioemocionais. (Dissertação de Mestrado em Psicologia). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Recuperado de https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5832.
Antão, S. D. & Peixoto, A. C. de A. (2021). Intervenções direcionadas para crianças em vulnerabilidade social: uma Revisão Integrativa da Literatura. Revista Multidisciplinar de Humanidades, volume (12), 41 – 49. Recuperado de https://www.sumarios.org/artigo/interven%C3%A7%C3%B5es-direcionadas-para crian%C3%A7as-em-vulnerabilidade-social-uma-revis%C3%A3o-integrativa-da.
Allers, R., (Produtor) Minkoff, R., (Produtor) & Hahn, D. (Diretor) (1994). O Rei Leão [Título Original: The Lion King]. Burbank: Walt Disney Studios.
Cecconello, A. M. & Koller, S. H. (2000). Competência social e empatia: um estudo sobre resiliência com crianças em situação de pobreza. Estudos de Psicologia, volume (5), 71 – 93. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1413-294X2000000100005.
Del Prette, Z. & Del Prette, A. (1999). Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia e Educação. Petrópolis: Vozes
Del Prette, Z. & Del Prette, A. (2013). Psicologia das Habilidades Sociais na Infância: Teoria e Prática. Petrópolis: Vozes.
Docter, P. (Produtor), Rivera, J. (Diretor). (2015). Divertida Mente [Título Original: Inside out]. Emerville: Pixar Animation Studios.
Ferraz, R.B., Tavares, H. & Zilberman, M.L. (2007). Felicidade: uma revisão. Archives of Clinical Psychiatry, volume (34), 234 – 242. doi: https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000500005.
Klein, E., & Faccin, Y. (2021). Psicologia do Medo: Por que sentimos medo, e como ele é explorado pelos filmes de terror? Revista Arco, 12ª Ed. Recuperado de https://ufsm.br/r-601-6284.
Ministério da Educação. (2017). LDB: Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Brasília. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.
Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc.
Ministério da Saúde. (2013). Norma Operacional Nº 001/2013 CONEP/CNS — Aprova as normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília. Recuperado de http://conselho.saude.gov.br/normativas-conep?view=default.
Ministério da Saúde. (2012). Norma Operacional N° 466/12 CONEP/CNS - Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html.
Ministério da Saúde. (2016). Norma Operacional N° 510/2016 - Normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Brasília. Recuperado de http://conselho.saude.gov.br/normativas-conep?view=default.
Lima, M. P., & Oliveira, A. L. (2015). Intervenção em grupo com pessoas de idade avançada: A importância da relação. Revista E-Psi, 5(1), 23-39. Recuperado de https://revistaepsi.com/artigo/2015-ano5-volume1-artigo2/.
Machado, T. M. G., Carvalho, P. I. N., Brandão, S. A. S. M. & Vilarinho, M. L. C. M. (2015). A roda de conversa como ferramenta de planejamento de ações: relato de experiência. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, volume (6), 751 – 761. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2707.
Moura, A. F. & Lima, G. L. (2014). A Reinvenção da Roda. Roda de Conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, volume (23), 95 – 103. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338.
Ortolan, M. L. M., Lima, A.L. de, Maireno, D. O. & Sei, M. B. Grupos de dinâmica infantil e os efeitos terapêuticos do brincar. Revista SPAGESP, volume (), - . Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677.
Mussi, R. F. de F., Flores, F. F. & Almeida, C. B. de. (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, volume (17), 60 – 77. doi: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010.
Papalia, D. E. & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre, Artmed, 12ª ed.
Piaget, J. (1994). O juízo moral na criança. 2ª ed. São Paulo:Summus.
Piaget, J. (1996). O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara.
Senna, I. A. (2015). Habilidades Socioemocionais para crises. Recuperado de https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html.
Rodrigues, P., Kostulski, C. A. & Arpini, D. M. (2021). A construção de novas práticas na psicologia na atenção básica: a experiência de residentes psicólogos. Physis: Revista de Saúde Coletiva, volume (31), 21 – 34. Recuperado de HTTPS://doi.org/10.1590/S0103-73312021310215.
World Health Organization. (2014). Mental health: a state of well-being. Recuperado de http://www.who.int/features/factfiles/mental_health/en/.
Weissberg, R. P., Durlak, J. A., Domitrovich, C. E. & Gullotta, T. P. (2015). Social and emotional learning: Past, present, and future. In J. A. Durlak, C. E. Domitrovich, R. P. Weissberg, & T. P. Gullotta (Eds.), Handbook of social and emotional learning: Research and practice (pp. 3-19). New York: Guilford. Recuperado de: https://psycnet.apa.org/record/2015-24776-001.
Whight, J. H., Basco, M. R., & Thase M. E. (2008). Aprendendo a Teoria Cognitivo Comportamental. Tradução de Mônica Giglio Armando. Porto Alegre, ArtMed.
Schweinhart, L. J. & Weikart, D. P. (1998). High/Scope Perry Preschool Program effects at age twenty-seven. In J. Crane (Ed.), Social programs that work (pp. 148–162). Russell Sage Foundation. Recuperado de http://psycnet.apa.org/record/2001-05118-005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
Authorship Responsibility:
First author: ______________________________________________________________________
Manuscript title:___________________________________________________________________
Manuscript Number:________________________________________________________________
Co-author(s) identification (in the order that they should appear in the manuscript):____________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
1. Author Statement of Responsibility: - By this statement I guarantee, that in case of multiple authors, they read and agreed with the terms of this statement, granting me, through their written authorization, the right to sign this statement on their behalf; - Certify that it is an original and unpublished work, that neither, partially or totally, any other work with substantially similar content, of my authorship, was published or is being considered for publication elsewhere, electronically or printed; - Certify that, if requested, I will provide or cooperate in obtaining the information data on which the article was based, for examination by the editors; - Certify that all authors have participated sufficiently in this work, holding also the public responsibility for their content. In case of articles with more than six authors, the statement must specify the type(s) of participation(s) of each author, as specified below: - It is certify that In this work, (1) I, significantly contributed to the design, planning, collection and/or analysis and interpretation of data; (2) significantly contributed to the manuscript draft and/or in the critical revision of the content, (3) Participated effectively in the approval of the final version of the manuscript.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Signature (on behalf of all authors):
________________________________________________________________________________
Date:____________________________________________________________________________
Copyright Transfer:
It is stated that, in case of recommendation for publication (acceptance) of the manuscript, I agree that its copyrights shall become the exclusive property of the journal Polis e Psique, implying the prohibition of any form of reproduction, totally or partially, in any other part or means of divulgation, printed or electronic, without the request of a prior authorization that, if obtained, I will provide the proper acknowledgment to the Polis e Psique Journal from Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Signature (on behalf of all authors):
________________________________________________________________________________
Date: