As Ciências Humanas na era biológica / The Human Science in a Biological Age

Autores

  • Nikolas Rose King’s College London, Londres, Reino Unido.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.52151

Resumo

Vivemos, de acordo com alguns, no século da biologia, onde agora entendemos a nós mesmos em formas radicalmente novas, visto que os conhecimentos da ciência genômica e neurociência tornaram acessíveis os funcionamentos de nossos corpos e nossas mentes para novos tipos de conhecimento e intervenção. Uma nova figura do humano e do social está tomando forma no século XXI? Com quais consequências atualmente para as políticas da vida? E com quais implicações, se existem, para as ciências sociais, culturais e humanas? Essas são as questões discutidas nesse artigo, o qual argumenta que uma nova relação com as ciências da vida é requerida, para além do comentário e da crítica, se as ciências sociais e humanas estão a se revitalizar para o século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nikolas Rose, King’s College London, Londres, Reino Unido.

Professor de Sociologia e Chefe do Departamento de Ciência Social, Saúde e Medicina, na King’s College London. Seus livros mais recentes são Powers of Freedom: Reframing Political Thought (Cambridge University Press, 1999), The Politics of Life Itself: Biomedicine, Power, and Subjectivity in the Twenty-first Century (Princeton University Press, 2006), (com Peter Miller) Governing the Present (Polity, 2008) e o resultado de sua recente pesquisa financiada pela ESRC com Joelle Abi-Rached sobre as implicações políticas, sociais, legais e econômicas dos recentes desenvolvimentos no cérebro foi publicada como Neuro: The New Brain Sciences and the Management of the Mind (Princeton University Press, 2013).

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Rose, N. (2014). As Ciências Humanas na era biológica / The Human Science in a Biological Age. Revista Polis E Psique, 4(2), 4–43. https://doi.org/10.22456/2238-152X.52151

Edição

Seção

Artigos