O uso de conceitos na construção de uma tese: a desmontagem e suas operações / The use of concepts in the construction of a thesis: dismantling and its operations

Autores

  • Carolina Seibel Chassot UFRGS
  • Camila Backes dos Santos UFRGS
  • Luciana Rodriguez Barone UFRGS
  • Oriana Holsbach Hadler UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.50186

Palavras-chave:

conceito, pesquisa, problema, produção de conhecimento.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma discussão sobre a utilização de conceitos na construção de uma tese. Argumentamos a respeito da necessidade de entrar em contato com aquilo que não se faz tão evidente no processo do pensamento e, para tanto, afirmamos a necessidade de problematizar os conceitos numa operação que chamamos de desmontagem. Elencamos então algumas operações envolvidas nesse processo, inspiradas por Deleuze e Guattari, tomando como ponto de partida os conceitos como contingentes e construídos, situando-os no plano de imanência, historicizando-os e articulando-os com o campo problemático em que se constroem. Afirmamos, assim,  o caráter criativo da construção de uma tese, na qual desmontar torna-se também remontar conceitos, dando consistência ao processo de produção de conhecimento.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Seibel Chassot, UFRGS

Carolina Seibel Chassot é psicóloga (UFRGS), especialista em Saúde da Família e Comunidade (Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição) e mestre em Políticas de Saúde e Bem-Estar Social (Universidade de Évora/École des Hautes Études en Sciences Sociales). Atualmente faz doutorado no PPGPSI/UFRGS pesquisando a organização coletiva de usuários de saúde mental.

Camila Backes dos Santos, UFRGS

Camila Backes dos Santos é psicóloga (UFRGS) e mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Atualmente é doutoranda pelo mesmo programa e membro do grupo de Pesquisa em Psicanálise, Clínica e Cultura.

Luciana Rodriguez Barone, UFRGS

Luciana Rodriguez Barone é psicóloga (UFRGS), trabalhadora do Grupo Hospitalar Conceição. Especialista e mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Atualmente é doutoranda do mesmo programa, integrando o grupo de pesquisa Intervires em uma pesquisa em saúde mental na atenção básica do SUS. 

Oriana Holsbach Hadler, UFRGS

Oriana Holsbach Hadler é psicóloga (UCPel), mestre em Psicologia Social (PUCRS), pós-graduada em Language and Contemporary Culture (Goldsmiths College - University of London). Atualmente é doutoranda do PPGPSI/UFRGS, integrando o Núcleo E-politcs - Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação, desenvolve pesquisas no campo das Políticas de Segurança e Juventude em Situação de Prisão.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Chassot, C. S., dos Santos, C. B., Barone, L. R., & Hadler, O. H. (2014). O uso de conceitos na construção de uma tese: a desmontagem e suas operações / The use of concepts in the construction of a thesis: dismantling and its operations. Revista Polis E Psique, 4(2), 129–142. https://doi.org/10.22456/2238-152X.50186

Edição

Seção

Seção Especial - Conceito, Método, Política