“Tantas, sou só uma e sou tantas”

Autores

  • Patricia Abel Balestrin UNILASALLE, Canoas, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.31528

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Performatividade, Mulheres

Resumo

O presente artigo toma como ponto de partida o longa-metragem “O Céu de Suely”, dirigido por Karim Aïnouz (2006), e lança um olhar possível sobre alguns itinerários de gênero e de sexualidade experimentados pela protagonista do filme. O mergulho nesse filme específico é regido tanto pelo aporte teórico que sustenta esse trabalho, especialmente a teorização desenvolvida por Judith Butler em composição com os estudos foucaultianos em torno da sexualidade e do poder, como pelo recurso metodológico escolhido - “etnografia de tela”. Alguns pontos de análise são enfatizados neste trabalho: a minha implicação no ato de ver esse filme e de trabalhar com essa temática; o dispositivo da sexualidade na vida das mulheres; fragmentos fílmicos para pensar o conceito de performatividade de gênero em cena-ação. Diria que o filme em análise aponta para possibilidades de resistência e subversão e, no mesmo instante, aciona performativos de gênero e de sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Abel Balestrin, UNILASALLE, Canoas, RS, Brasil

Graduada em Psicologia (2001) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre (2007) e Doutora (2011) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora colaboradora nos cursos de Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação e Ensino da Saúde e de Especialização em Práticas Pedagógicas em Serviços de Saúde, ambos promovidos pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) da Faculdade de Educação/UFRGS. Psicóloga no projeto “Sujeitos em Ação: geração de renda e cidadania” desenvolvido pelo Tecnosocial do UNILASALLE.

Downloads

Publicado

2012-08-16

Como Citar

Balestrin, P. A. (2012). “Tantas, sou só uma e sou tantas”. Revista Polis E Psique, 1(3), 85. https://doi.org/10.22456/2238-152X.31528

Edição

Seção

Artigos