Uma singular pragmática do escrever: um diário coletivo.

Authors

  • Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Margarete Axt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.30511

Keywords:

Formação psicologia, Diário coletivo, Experimentação, Pragmática.

Abstract

Este estudo aborda a formação em psicologia em  contexto de intervenção num projeto de  extensão acadêmica com  jovens em  medida socioeducativa e equipes que operam essa  política pública.  Esta demanda, enunciada na universidade através da extensão acadêmica,  força um encontro entre a vida destes jovens e os modos  de formar-praticar psicologia neste contexto. A problematização do processo de  formação em psicologia nessas práticas é construída  com os conceitos de    experimentação, pragmática e  enunciação, no diálogo com a esquizoanálise. Sob orientação da pesquisa-intervenção foi analisada  uma ferramenta metodológica construída na experiência do grupo  da psicologia  nessas atividades, através de uma modalidade de escrita em ambiente à distância (lista de discussão) que constitui a proposta de  diário coletivo. O estudo contribui na  análise dos saberes  pedagógicos e metodológicos, no uso deste tipo de ferramenta e nos modos de constituir a formação em ensino superior.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS); Coordenadora do Grupo de Extensão Estação Psi/UFRGS; Pesquisadora Associada do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição (LELIC/Faculdade de Educação/UFRGS); Psicóloga; Mestre em Psicologia Social; Doutora em Educação.

 


Margarete Axt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular do Departamento de Estudos Especializados na Faculdade de Educação da UFRGS, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS) e em Informática na Educação (PPGIE/ UFRGS); Coordenadora do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição (LELIC); Doutora em Linguistica.

Published

2012-11-15

How to Cite

Lazzarotto, G. D. R., & Axt, M. (2012). Uma singular pragmática do escrever: um diário coletivo. Revista Polis E Psique, 2(1), 120. https://doi.org/10.22456/2238-152X.30511

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.