Uma singular pragmática do escrever: um diário coletivo.

Autores

  • Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Margarete Axt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.30511

Palavras-chave:

Formação psicologia, Diário coletivo, Experimentação, Pragmática.

Resumo

Este estudo aborda a formação em psicologia em  contexto de intervenção num projeto de  extensão acadêmica com  jovens em  medida socioeducativa e equipes que operam essa  política pública.  Esta demanda, enunciada na universidade através da extensão acadêmica,  força um encontro entre a vida destes jovens e os modos  de formar-praticar psicologia neste contexto. A problematização do processo de  formação em psicologia nessas práticas é construída  com os conceitos de    experimentação, pragmática e  enunciação, no diálogo com a esquizoanálise. Sob orientação da pesquisa-intervenção foi analisada  uma ferramenta metodológica construída na experiência do grupo  da psicologia  nessas atividades, através de uma modalidade de escrita em ambiente à distância (lista de discussão) que constitui a proposta de  diário coletivo. O estudo contribui na  análise dos saberes  pedagógicos e metodológicos, no uso deste tipo de ferramenta e nos modos de constituir a formação em ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS); Coordenadora do Grupo de Extensão Estação Psi/UFRGS; Pesquisadora Associada do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição (LELIC/Faculdade de Educação/UFRGS); Psicóloga; Mestre em Psicologia Social; Doutora em Educação.

 


Margarete Axt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular do Departamento de Estudos Especializados na Faculdade de Educação da UFRGS, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS) e em Informática na Educação (PPGIE/ UFRGS); Coordenadora do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição (LELIC); Doutora em Linguistica.

Downloads

Publicado

2012-11-15

Como Citar

Lazzarotto, G. D. R., & Axt, M. (2012). Uma singular pragmática do escrever: um diário coletivo. Revista Polis E Psique, 2(1), 120. https://doi.org/10.22456/2238-152X.30511

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)