Considerações sobre a velhice institucionalizada: memória social, cotidiano e ritmos de vida

Autores

  • Lucas Graeff Universite de Paris V (Rene Descartes)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.20135

Palavras-chave:

envelhecimento, asilos, memória social, cotidiano, ritmos de vida

Resumo

Apoiado na queda das taxas de mortalidade e nas novas técnicas de cuidado de si, o discurso gerontológico se interessa pela chamada “Terceira Idade” ou “Melhor Idade”, onde a velhice não figura como um problema, mas como uma possibilidade de dispor de mais tempo livre e de melhores condições de vida. Porém, há aspectos tocando a população de idosos no Brasil que não dizem respeito ao lazer e aos cuidados com a saúde. A institucionalização é um deles. A fim de descobrir como vivem as pessoas idosas institucionalizadas e como elas significam o seu processo de envelhecimento, o presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa etnográfica realizada em um asilo de Porto Alegre/RS. Através do ir e vir entre memória, cotidiano e ritmos de vida, os idosos estudados puderam refletir sobre seus tempos vividos no espaço asilar, propondo assim uma interpretação original da experiência de envelhecer no asilo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Graeff, Universite de Paris V (Rene Descartes)

Lucas Graeff é bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2002 e em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluiu o doutorado em Etnologia e Sociologia Comparada com ênfase em antropologia urbana pela Universidade de Paris V - Sorbonne. Trabalha nas áreas de Administração, Psicologia e Antropologia, tendo como ênfase os seguintes temas de pesquisa: velhice e institucionalização; trabalho e aposentadoria; memória social e patrimônio cultural; moradores de rua e exclusão social.

Downloads

Publicado

2012-02-10

Como Citar

Graeff, L. (2012). Considerações sobre a velhice institucionalizada: memória social, cotidiano e ritmos de vida. Revista Polis E Psique, 1(1), 03. https://doi.org/10.22456/2238-152X.20135

Edição

Seção

Artigos