Manejo das urgências subjetivas nas instituições: que lugar para o serviço-escola?
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.117114Keywords:
urgência subjetiva, instituições, acolhimento, serviço-escola, formação profissionalAbstract
Neste artigo pretende-se discutir a problemática do manejo da urgência subjetiva nas instituições, apoiando-se em uma investigação em andamento no serviço-escola de uma universidade pública. Interroga-se a urgência generalizada, marca de nossos tempos, para situar as coordenadas do manejo da angústia presente nas demandas por assistência em saúde mental dirigidas às instituições. Articula-se, a partir das referências teórico-clínicas dentro da psicanálise de orientação lacaniana, a prática do manejo das urgências em diversos dispositivos de saúde. Pretende-se circunscrever a partir dessa elaboração, o duplo pertencimento dos serviços-escola: lugar de formação e instituição que, de alguma forma, participa da rede de saúde mental.
Downloads
References
Azevedo, E. (2016). Não há tempo... a perder: o tempo lógico na clínica da urgência subjetiva. (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal de São João del-Rei, São João Del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
Burni, M. (2018). A urgência subjetiva no serviço residencial terapêutico: efeitos da escuta analítica. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, 3(5), 23-34. Recuperado de: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/15891
Belaga, G. (2005). Presentación: ciência, política y clínica del trauma. In G. Belaga, (Org.), La urgencia generalizada 2: Ciencia, política y clínica del trauma. (pp 9-29) Buenos Aires: Grama Ediciones.
Belaga, G. (2007). La urgencia generalizada. Las respuestas del psicoanálisis en las instituciones. In I. Sotelo (Comp.), Tiempos de urgencia: Estrategias del sujeto, estrategias del analista (pp. 33-39). Buenos Aires: Grama Ediciones.
Belaga, G. (2014). Trauma, angústia, sintoma – Desafíos de la biopolítica. Buenos aires: Grama Ediciones.
Breuer, J.; Freud, S. (1893-95/1996). Estudos sobre a histeria. In S. Freud. Estudos sobre a histeria. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (Volume 2, pp. 13-320). Rio de Janeiro, Brasil: Imago.
Calazans, R. & Bastos, A. (2008). Urgência subjetiva e clínica psicanalítica. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 11(4), 640-652. doi: https://doi.org/10.1590/S1415-47142008000400010
Cândido, D. O., Perfeito, H. C. C. S., Donadelli, L. M. & Scavazza, M. A (2017). O serviço de acolhimento saúde mental em uma clínica-escola de Psicologia. Horizonte Científico. 11(1), 1-19. Recuperado de: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/30553
Costa, C. (2017). A urgência subjetiva na urgência e emergência médicas: a inserção da escuta psicanalítica no pronto-socorro (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
Freud, S (1937/1975). Análise terminável e interminável. In S. Freud. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, (Vol. 23, pp. 239-287). Rio de Janeiro, Brasil: Imago.
Freud, S. (1913/1976a). Sobre o início do tratamento (Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise I). In S. Freud Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. (Vol. 12, pp. 163-187). Rio de Janeiro, Brasil: Imago.
Freud, S. (1917/1976b). 17ª conferência. O sentido dos sintomas. In S. Freud. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. (Vol. 16, pp. 305-322). Rio de Janeiro, Brasil: Imago.
Freud, S (1920/1976c). Além do princípio do prazer. In S. Freud. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, (Vol. 18, pp. 13-85). Rio de Janeiro, Brasil: Imago.
Freud, S. (1925/1976d). Inibições, sintomas e angústia. In S. Freud. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. (Vol. 20, pp. 95-201). Rio de Janeiro, Brasil: Imago.
Freud, S. (1896/1976e). Carta 52 [Fragmentos de la correspondencia con Fliess]. In S. Freud. Obras completas (J. L. Etcheverry, Trad., Vol. 1, pp. 274-280). Buenos Aires: Amorrortu.
Freud, S. (1897/1990). Carta 69. In S. Freud. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, (Vol. 21, pp. 357-359). Rio de Janeiro, Brasil: Imago.
Herzberg, E. & Chammas, D. (2009). Triagem estendida: serviço oferecido por uma clínica-escola de psicologia. Paidéia Ribeirão Preto, 19(42), 107-114. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100013
Lacan, J. (1976/2003). Prefácio à edição inglesa do seminário 11. In J. Lacan, Outros Escritos (pp.383-399) Rio de Janeiro, Brasil: Zahar.
Lacan, J. (1962-1963/2005). O Seminário, livro 10: A angústia. Rio de Janeiro, Brasil: Jorge Zahar.
Laurent, E. (2006) Hijos del trauma. In G. Belaga. (Org.). La urgencia generalizada: La práctica en el hospital. (2a ed., pp. 23-29) Buenos Aires: Grama Ediciones.
Lei n. 4.119, de 27 de agosto de 1962. (1962). Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Presidência da República. Recuperado de: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4119.htm
Ministério da Saúde. (2010). Acolhimento nas práticas de produção de saúde. (2a ed.) Brasília, DF: Editora do Ministério da Saúde.
Resolução CNE/CES nº 5, de 15 de março de 2011. (2011) Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília: Conselho Nacional de Educação.
Rosário, A. B. & Kyrillos Neto, F., (2015) Plantão Psicológico em uma clínica-escola de Psicologia: saúde pública e psicanálise. A Peste: Revista de Psicanálise e Sociedade, 7(1), 37-48. Recuperado de: https://revistas.pucsp.br/index.php/apeste/article/view/30463/21074
Salinas, P. & Santos, M. (2002). Serviço de triagem em clínica-escola de psicologia: a escuta analítica em contexto institucional. Psychê, 6(9), 177-196. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/307/30700914.pdf
Simões, C. (2011). A clínica da urgência subjetiva: Efeitos da psicanálise em um pronto atendimento. (Dissertação de Mestrado em Psicologia). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Sotelo, I. (2007). Clínica de la urgência. Buenos Aires: JCE Ediciones.
Sotelo, I. & Belaga, G. (2009) Trauma, ansiedade y sintoma: lecturas y respuestas clinicas. In I. Sotelo (Comp.), Perspectivas de la clínica de la urgência (pp. 31-36). Buenos Aires: Grama Ediciones.
Souto, S. (2008). Editorial. Revista Curinga. Belo Horizonte: Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais, n. 27, (pp- 5-6).
Torres, M. (2006). Actualidad de los debates freudianos en la civilización del trauma. Virtualia Revista digital de la Escuela de la Orientación Lacaniana, 12(número especial), 2-5. Recuperado de: http://www.revistavirtualia.com/storage/articulos/pdf/rOKkfZOjbJJWpX0kev0MEHyiaZIYxP7g1Q7O6uz3.pdf
Vorcaro, A. & Teixeira, D. (2009). Acolhimento em Clínica-Escola: O tratamento da queixa. Revista Saúde e Pesquisa, 2, (2), 281-286. Recuperado de: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/1174/793
Vorcaro, A. (2017) Sobre uma prática da clínica escola. In S. Aires & S. Kuratani, (Orgs.) O serviço de psicologia na universidade (pp-37-54). Cruz das Almas, BA:UFRB.
Zenoni, A. (2009). L'autre pratique clinique - Psychanalyse et institution thérapeutique. França: Éditions Érès.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
Authorship Responsibility:
First author: ______________________________________________________________________
Manuscript title:___________________________________________________________________
Manuscript Number:________________________________________________________________
Co-author(s) identification (in the order that they should appear in the manuscript):____________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
1. Author Statement of Responsibility: - By this statement I guarantee, that in case of multiple authors, they read and agreed with the terms of this statement, granting me, through their written authorization, the right to sign this statement on their behalf; - Certify that it is an original and unpublished work, that neither, partially or totally, any other work with substantially similar content, of my authorship, was published or is being considered for publication elsewhere, electronically or printed; - Certify that, if requested, I will provide or cooperate in obtaining the information data on which the article was based, for examination by the editors; - Certify that all authors have participated sufficiently in this work, holding also the public responsibility for their content. In case of articles with more than six authors, the statement must specify the type(s) of participation(s) of each author, as specified below: - It is certify that In this work, (1) I, significantly contributed to the design, planning, collection and/or analysis and interpretation of data; (2) significantly contributed to the manuscript draft and/or in the critical revision of the content, (3) Participated effectively in the approval of the final version of the manuscript.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Signature (on behalf of all authors):
________________________________________________________________________________
Date:____________________________________________________________________________
Copyright Transfer:
It is stated that, in case of recommendation for publication (acceptance) of the manuscript, I agree that its copyrights shall become the exclusive property of the journal Polis e Psique, implying the prohibition of any form of reproduction, totally or partially, in any other part or means of divulgation, printed or electronic, without the request of a prior authorization that, if obtained, I will provide the proper acknowledgment to the Polis e Psique Journal from Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Signature (on behalf of all authors):
________________________________________________________________________________
Date: