Projeto de Vida em Planos Individuais de Atendimento no Contexto Socioeducativo

Autores

  • Larissa Oliveira Kuhn Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Uerj https://orcid.org/0000-0001-6758-3202
  • Anna Paula Uziel Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Uerj

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.111115

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar como o projeto de vida de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) é abordado no instrumento institucional Plano Individual de Atendimento – PIA. Para tanto, foi feita a análise documental de 26 PIAs produzidos em um Creas da zona sul do Rio de Janeiro, bem como entrevista com a psicóloga à frente do Serviço de Acompanhamento a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa da referida instituição. Ao final, percebeu-se que o PIA não é usado como base instrumental para o trabalho articulado a um projeto de vida dos adolescentes, mas é reduzido a um contrato firmado com eles no início do cumprimento da medida com registro de expectativas de futuro. Isso aponta para a necessidade de o PIA avançar de um campo de registro de expectativas de futuro para um de trabalho com o projeto de vida dos adolescentes.

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Biografia do Autor

Larissa Oliveira Kuhn, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Uerj

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia e especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

Kuhn, L. O., & Uziel, A. P. (2022). Projeto de Vida em Planos Individuais de Atendimento no Contexto Socioeducativo. Revista Polis E Psique, 12(2), 130–152. https://doi.org/10.22456/2238-152X.111115

Edição

Seção

Artigos