Burnout, autoeficácia e Educação Física
a produção acadêmica de 2008 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.121105Palavras-chave:
Esgotamento profissional, Autoeficácia, Educação FísicaResumo
O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento dos estudos sobre a síndrome de burnout e autoeficácia publicados entre 2008 e 2022 com professores de Educação Física (EF). É uma pesquisa de cunho bibliométrico, pautada numa abordagem quanti-qualitativa. As buscas foram feitas nas bases de dados da Capes, SciELO, LILACS e ERIC. Foram analisadas 56 publicações. Constatou-se que a maioria (69,6%, n = 39) foi publicada nos últimos cinco anos. Brasil, China e Turquia são os países com maior número de publicações sobre o tema. Apenas três artigos abordaram as categorias especificamente com professores de EF. Como resultado, conclui-se que há necessidade de se expandir os estudos sobre burnout e autoeficácia no Brasil e no mundo, especialmente com professores de EF, uma vez que os estudos são escassos, considerando os critérios de inclusão aplicados neste estudo.
Downloads
Referências
ALI, Roohani; MEHDI, Iravani. The relationship between burnout and self-efficacy among Iranian male and female EFL Teachers. Journal of Language and Education, v. 6, n. 1, n. 21, p. 173-188, 2020.
ARATA, Manuel Fernández. Burnout, autoeficácia y estrés em maestros peruanos: tres estúdios fácticos. Ciência & Trabajo, ano 10, n. 30, p. 120-125, 2008. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3219194 Acesso em: 22 mar 2018
BAI, Nasser. The relationship between school organizational climate and physical education teachers’ Burnout (Case study: Ramian-Iran). European Journal of Experimental Biology, v. 4, n. 1, p. 600-602, 2014. Disponível em: https://www.imedpub.com/articles/the-relationship-between-school-organizational-climate-and-physical-education-teachers-burnout-case-study-ramianiran.pdf Acesso em 23 mar 2018
BALLANTYNE, Julie; RETELL, James. Teaching careers: exploring links between well-being, burnout, self-efficacy and praxis shock. Frontiers in Psychology, v. 10, p. 2255, 2020.
BANDURA, Albert. A evolução da Teoria Social Cognitiva. In: BANDURA, Albert; AZZI, Roberta G.; POLYDORO, Soely e colaboradores. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BANDURA, Albert. Self-efficacy. In: RAMACHANDRAN, V. S. (ed.). Encycolopedia of humam behavior. New York: Academic Press, 1994. p. 71-81.
BANDURA, Albert. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. New Jersey: Prentice-Hall Inc., Englewood Cliffs, 1986.
BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília, 2001. (Série A. Normas e Manuais Técnicos, n. 114). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_relacionadas_trabalho_manual_procedimentos.pdf. Acesso em 22 mar. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Síndrome de Burnout: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout. Acesso em 15 set. 2022.
CARLOTTO, Mary Sandra. S. A Síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, v. 7, n. 1, p. 21-29. 2002.
CARLOTTO, Mary Sandra et al. O papel mediador da autoeficácia na relação entre a sobrecarga de trabalho e as dimensões de Burnout em professores. Psico-USF, v. 20, n. 1, p. 13-23, jan./abr. 2015.
CASTILLO, Isabel et al. Passion for teaching, transformational leadership and Burnout among physical education teachers. Journal of Sport Psychology, v. 26, n. 3, p. 57-61, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2351/235152046011.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019
COUTO, Andréa Lobato. Adoecimento de docentes na educação básica: uma revisão sistemática da literatura. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.
DARIDO, Suraya Cristina et al. Realidade dos professores de Educação Física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista Mineira de Educação Física, v. 14, n. 1, p. 109-137, 2006.
DIEHL, Liciane; MARIN, Ângela Helena. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática de literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 7, n. 2, p. 64-85, 2016.
EVANGELISTA, Olinda; TRICHES, Jocemara. Professor (a): a profissão que pode mudar um país? Revista HISTEDBR On-line, v. 15, n. 65, p. 178-200, 2015. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642704
FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira. Crenças de eficácia de professores no contexto de ensino. 2015. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
FERREIRA, Enizete Andrade. Autoeficácia e satisfação no trabalho de docentes-alunos do PARFOR. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.
FERREIRA, Luiza Cristina Mauad; AZZI, Roberta Gurgel. Burnout do professor e crenças de autoeficácia. Eccos – Revista Científica, n. 26, p. 79-191, jul/dez 2011.
FERREIRA, Luiza Cristina Mauad, AZZI, Roberta Gurgel. Docência, Burnout e considerações da teoria da auto-eficácia. Psicologia: ensino & formação, v. 1, n. 2, p. 23-34, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612010000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23 mar. 2018.
FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro et al. Impact of job-related well-being on the relationship of self-efficacy with Burnout. Paidéia, v. 26, n. 63, p. 45-52, jan./apr. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/108371. Acesso em: 19 abr. 2018
GIL-MONTE, Pedro R.; GARCIA-JUESAS, Juan Antonio; HERNANDÉZ, Marcos Caro. Influencia de la sobrecarga laboral y la autoeficácia sobre el síndrome de quemarse por el trabajo (Burnout) em profesionales de enfermeira. Interamerican Journal of Psychology, v. 42, n. 1, p. 113-118, 2008. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-96902008000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 out. 2018
HALL, Nathan C.; LEE, So Yeon; RAHIMI, Sonia. Self-efficacy, procrastination, and burnout in post-secondary faculty: An international longitudinal analysis. PloS one, v. 14, n. 12, p. e0226716, 2019.
IAOCHITE, Roberto Tadeu. Auto-eficácia de docentes de Educação Física. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
IAOCHITE, Roberto Tadeu et al. Autoeficácia docente, satisfação e disposição para continuar na docência por professores de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 4, p. 825-839, out./dez. 2011.
IAOCHITE, Roberto Tadeu (org.). Teoria Social Cognitiva e Educação Física: diálogos com a prática. São Paulo: CREF/SP, 2018.
IAOCHITE, Roberto Tadeu; AZZI, Roberta Gurgel. Escala de fontes de autoeficácia docente: estudo exploratório com professores de Educação Física. Psicologia Argumento, v. 30, n. 71, p. 659-669, out./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7472.
LOIOLA, Elainy; MARTINS, Maria do Carmo. Autoeficácia no trabalho e síndrome de burnout em profissionais de enfermagem. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 20, n. 3, p. 813-823, 2019.
LOPES, Adriana Rezende; NIHEI, Oscar Kenji. Burnout among nursing students: predictors and association with empathy and self-efficacy. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020.
MARQUES, Marta Nascimento et al. Os desafios do cotidiano educacional: o caso da Educação Física. Roteiro, v. 40, n. 1, p. 187-206, jan./jun. 2015.
MASLACH, Christina; JACKSON, Susan E. The measurement of experienced Burnout. Journal of Occupational Behavior, v. 2, p. 99-113, 1981.
MASLACH, Christina; SCHAUFELI, Wilmar B.; LEITER, Michael P. Job Burnout. Annual Review of Psychology, v. 52, p. 397422, 2001.
NURI, Cahit; DEMIROK, Mukaddes Sakalli; DIREKTÖR, Cemaliye. Determination of self-efficacy and burnout state os teachers working in the special education field in terms of differente variables. Journal of Education and Training Studies, v. 5, n. 3, p. 160-166, 2017. Disponível em: https://redfame.com/journal/index.php/jets/article/view/2237. Acesso 20 abr 2019
ORÇAN, Maide Examination of self-efficacy and Burnout dynamics of preschool teachers in Turkey and United States. European Journal of Educational Research, v. 2. n. 1, p. 25-35, 2013. Disponível em:https://www.eu-jer.com/examination-of-self-efficacy-and-burnout-dynamics-of-preschool-teachers-in-turkey-and-the-united-states. Acesso em: 21 mar. 2018.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS). CID: Burnout é um fenômeno ocupacional. 28 maio 2019. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5949:cid-Burnout-e-um-fenomeno-ocupacional&Itemid=875. Acesso em: 30 maio 2019.
PÊGO, Francinara P. Lopes e; PÊGO, Delcir R. Síndrome de Burnout. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 14, n. 2, p. 171-176, 2016. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/rbmt.org.br/pdf/v14n2a15.pdf. Acesso 11 abr. 2018
PEREIRA, Erika Cristina de Carvalho Silva; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares. Associação entre os níveis de autoeficácia e Burnout em professores de educação física. Práxis Educacional, v. 16, n. 41, p. 543-566, 2020.
PEREIRA, Erika Cristina de Carvalho Silva; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares. Síndrome de Burnout e autoeficácia em professores de educação física. Revista Brasileira de Educação, v. 27, 2022.
PIRES, Daniel Alvarez; MONTEIRO, Paulo Augusto Pimentel; ALENCAR, Diego Rodrigues. Síndrome de Burnout em professores de Educação Física da região nordeste do Pará. Pensar a Prática, v. 15, n. 4, 2012. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15654.
RAMOS, Maély Ferreira Holanda. Modelo social cognitivo de satisfação no trabalho e eficácia coletiva: percepções sobre a docência. 2015. Tese (Doutorado em Teoria e pesquisa do comportamento) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
RODRIGUEZ, Sandra Yvone Spiendler; CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Impacto da regulação de emoções no trabalho sobre as dimensões do Burnout em psicólogos: o papel mediador da autoeficácia. Análise Psicológica, v. 35, n. 2, p. 191-201, 2017. Disponível em: http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1147/pdf. Acesso em: 20 abr. 2018.
SANTINI, Joarez; MOLINA NETO, Vicente. A síndrome do esgotamento profissional em professores de Educação Física: um estudo na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 3, p. 209-222, jul./set. 2005.
SANTOS, Alaíde Almeida; NASCIMENTO SOBRINHO, Carlito Lopes. Revisão sistemática da prevalência da síndrome de burnout em professores do ensino fundamental e médio. Revista Baiana de Saúde pública, v. 35, n. 2, p. 299-319 abr./jun. 2011. Disponível em : https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/307/pdf_116. Acesso em: 21 mar. 2018
SANTOS, Raimundo Nonato Macedo; KOBASHI, Nair Yumiko. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, p. 155-172, jan/dez, 2009.
SAVAS, Ahmet Cezmi; BOZGEYIK, Yunus; ESER, Ismail. A study on the relationship between teacher self efficacy and Burnout. European Journal of Educational Research, v. 3, n. 4, p. 159-166, 2014. Disponível em: https://www.eu-jer.com/a-study-on-the-relationship-between-teacher-self-efficacy-and-burnout Acesso 18 out 2019
SILVA, Guadalupe de Moraes. Síndrome de Burnout em professores de Educação Física da rede pública estadual de Sergipe. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
SILVA, Maria Emília Pereira. Burnout: por que sofrem os professores? Estudos e pesquisas em Psicologia, ano 6, n. 1, 2006.
SINOTT, Edilene Cunha. Síndrome de Burnout: um estudo com professores de Educação Física das escolas municipais de Pelotas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
SOUZA, Luciane Albuquerque Sá et al. Bem-estar subjetivo e burnout em cadetes militares: o papel mediador da autoeficácia. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 28, n. 4, p. 744-752, 2015. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2016-12373-012. Acesso em: 18 nov. 2018
YILDIRIM, Írfan. The correlation between organizational commitment and occupational burnout among the physical education teachers: the mediating role of self-efficacy. International Journal of Progressive Education, v. 11, n. 3, p. 119-130, out. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
