GRÊMIO DE REGATAS ALMIRANTE TAMANDARÉ: UMA AMEAÇA AO IMPÉRIO IDENTITÁRIO TEUTO-BRASILEIRO NO CENÁRIO DO REMO PORTO-ALEGRENSE
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.37783Palavras-chave:
Esporte. Remo. História.Resumo
A fundação do Grêmio de Regatas Almirante Tamandaré ameaçou a hegemonia de associações de remo com identidades culturais teuto-brasileiras, em Porto Alegre. Esta associação foi fundada por luso-brasileiros, que buscaram construir novas representações identitárias em torno desta prática esportiva, modificando o cenário do remo na cidade. O Grêmio de Regatas Almirante Tamandaré iniciou uma nova fase para a prática esportiva em Porto Alegre. Além de mais espaço na imprensa, consolidou, no cenário esportivo porto-alegrense, uma associação que se aproximasse de uma identidade cultural brasileira. Ação que oportunizou disputas identitárias no cenário do associativismo do remo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
