GREMIO DE REGATA ALMIRANTE TAMANDARÉ: UNA AMENAZA AL IMPERIO DE IDENTIDAD ALEMÁN-BRASILEÑA EN EL PANORAMA DEL REMO DE PORTO ALEGRE

Autores/as

  • Carolina Fernandes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ester Liberato Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.37783

Palabras clave:

Remo. Historia del Deporte. Clubes.

Resumen

La fundación del Gremio de Regata Almirante Tamandaré amenazaba la hegemonía de las asociaciones de remo con identidades culturales alemán-brasileñas, en Porto Alegre. Esta asociación fue fundada por los luso-brasileños, que buscaban construir nuevas representaciones de identidad en torno a esta práctica deportiva, cambiando el panorama del remo en la ciudad. Este gremio comenzó una nueva etapa para el deporte en Porto Alegre. Además de más espacio en la prensa, ha consolidado una asociación que se acercó a una identidad cultural brasileña. Esta acción favoreció disputas de identidad en el conjunto de las asociaciones de remo.  

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH/ESEF/UFRGS. Mestra no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano com bolsa CAPES. Especialista em Cinesiologia pela ESEF/ UFRGS. Graduada em Educação Física com licenciatura plena pela Universidade da Região da Campanha (2002). Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em História do Esporte. Membro integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte- NEHME- ESEF/UFRGS, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte, remo, história cultural, identidades culturais. Participante do 19th International Seminar on Olympic Studies for Postgraduate Students of the International Olympic Academy, ocorrido em Olímpia - Grécia, em 2012.

Ester Liberato Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano na Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano (início/2012). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano (2012). Especialista em Equoterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) (2012). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF/UFRGS (2009). Intercâmbios com bolsa na Faculdade de Desporto (FADEUP) da Universidade do Porto (UP) (Portugal) e na Facultad de Educación Física (FACDEF) da Universidad Nacional de Tucumán (UNT) (Argentina) durante a graduação. Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em História do Esporte. Atualmente, é integrante da equipe de Equoterapia do Centro de Equoterapia Cavalo Amigo. É membro do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME) da ESEF/UFRGS, atuando principalmente no tema das práticas esportivas equestres.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS. Tutora do Programa de Educação Tutorial da Educação Física da UFRGS. Realiza pesquisas em História do Esporte e da Educação Física e Estudos Olímpicos.

Publicado

2013-08-31

Cómo citar

SILVA, C. F. da; PEREIRA, E. L.; MAZO, J. Z. GREMIO DE REGATA ALMIRANTE TAMANDARÉ: UNA AMENAZA AL IMPERIO DE IDENTIDAD ALEMÁN-BRASILEÑA EN EL PANORAMA DEL REMO DE PORTO ALEGRE. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 59–79, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.37783. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/37783. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Artículo Original