Narrativas de clube androcêntricas no futebol espanhol
cobertura de mídia impressa das equipes de homens e mulheres do Athletic Bilbao
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.125765Palavras-chave:
Androcentrismo, Futebol, Mídia Impressa, Construção Social da Identidade de Gênero, Estudo de CasoResumo
Esta pesquisa se concentra na hierarquia androcêntrica das narrativas identitárias no futebol. Explora-se como esses discursos são planejados em termos de gênero e ao nível de clube. Investiga-se a presença e o papel desempenhado pelas jogadoras na construção narrativa dos clubes por meio da mídia. O nosso caso de estudo é o Athletic Bilbao, um clube pioneiro no desenvolvimento do futebol feminino na Espanha. Metodologicamente, foi feita uma análise de conteúdo das capas de quatro jornais espanhóis (As, Mundo Deportivo, El Correo, Deia) durante três temporadas completas (2018-19, 2019-20, 2020-21). Um sistema relacional sexista foi observado, sobretudo através de duas grandes categorias – sequencial e normativa – na construção e reprodução informativa. A onipresença das narrativas em torno das práticas esportivas dos homens é documentada. Em termos relacionais, a informação sobre as mulheres é invisível e, no melhor dos casos, periférica.
Downloads
Referências
ANJOS, Luiza Aguiar dos; SILVA, Silvio Ricardo da. ‘A different fan group’: the performance of a Brazilian gay organized fan group. Soccer & Society, v. 23, n. 7, p. 1-13, Aug. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/14660970.2021.1966422
BAILEY, April H.; LAFRANCE, Marianne; DOVIDIO, John F. Is man the measure of all things? a social cognitive account of androcentrism. Personality and Social Psychology Review, v. 23, n. 4, p. 307-331, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1088868318782848
BERNSTEIN, Alina. Is it time for a victory lap?: changes in the media coverage of women in sport. International Review for the Sociology of Sport, v. 37, n. 3-4, p. 415-428, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/101269020203700301
BIRAM, Mark Daniel. Mermaids in the land of the king: an ethnography of Santos FC women. Movimento, v. 27, p. e27005, Jan./Dec. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.109357
CALVO, Elena; GUTIÉRREZ, Begoña. La mujer deportista y periodista en los informativos deportivos de televisión. Un análisis comparativo con respecto a su homólogo masculino. Revista Latina de Comunicación Social, v. 71, p. 1230-1242, 2016. DOI: https://doi.org/10.4185/RLCS-2016-1143
CANGA-LAREQUI, Jesús. Nationalism and ideology in the Basque press during the Falklands War. Revista Latina de Comunicación Social, v. 67, p. 268-286, 2012. DOI: https://doi.org/10.4185/RLCS-067-956-271-291
COAKLEY, Jay. Sports in society: issues and controversies. 13. ed. New York: McGraw Hill, 2021.
COOKY, Cheryl; MESSNER, Michael A.; HEXTRUM, Robin. Women play sport, but not on TV: a longitudinal study of televised news media. Communication & Sport, v. 1, n. 3, p. 203-230, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/2167479513476947
COSTA, Leda María. Beauty, effort and talent: a brief history of Brazilian women’s soccer in press discourse. Soccer & Society, v. 15, n. 1, p. 81-92, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/14660970.2013.854569
GOBIERNO VASCO. Presencia y tratamiento del deporte femenino en la prensa generalista vasca y en periódicos de información deportiva. 2013. Available at: https://www.euskadi.eus/contenidos/informacion/berdintasuna_materialak/es_def/adjuntos/informe-global-cas.pdf. Accessed on: May10, 2022.
GOELLNER, Silvana Vilodre; SILVA, Paula; BOTELHO-GOMES, Paula. A sub-representação do futebol praticado por mulheres no jornalismo esportivo de Portugal: um estudo sobre a Algarve women's football cup. Movimento, v. 19, n. 3, p. 171-189, Jul./Sep. 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.36653
GÓMEZ-COLELL, Eva; MEDINA-BRAVO, Pilar; RAMON, Xavier. La presencia invisible de la mujer deportista en la prensa española. Análisis de las portadas de Marca, As, Mundo Deportivo y Sport (2010-2015). Estudios sobre el Mensaje Periodístico, v. 23, n. 2, p. 793-810, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5209/ESMP.58016
GONZÁLEZ RAMALLAL, Manuel Eduardo. Prensa deportiva a identidad nacional: España en el Mundial de fútbol de Sudáfrica 2010. Política y Sociedad, v. 54, n. 2, p. 337-366, 2014. DOI: https://doi.org/10.5209/rev_POSO.2014.v51.n2.43077
GUERRERO, Susana. La prensa deportiva española: sexismo lingüístico y discursivo. Córdoba: Universidad de Córdoba, 2017.
HARGREAVES, Jennifer. Sporting females: critical issues in the History and Sociology of women’s sports. London: Routledge,1994.
HEGARTY, Peter; PARSLOW, Orla; ANSARA, Y. Gavriel; QUICK, Freyja. Androcentrism: Changing the Landscape without Leveling the Playing Field. In: RYAN, Michelle K.; BRANSCOMBE, Nyla R. (ed.). The SAGE Handbook of Gender and Psychology. Los Angeles: SAGE, 2013. p. 29-44.
JIMENO, Miguel Ángel; ROJAS, José Luis. La apuesta por el deporte en la prensa local española como elemento clave para hacer comunidad. Un análisis de las fotografías de portada. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, v. 23, n. 2, p. 1179-1197, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5209/ESMP.58039
KERNS, Charli C.; WHITESIDE, Erin. Do women get wings? representation of female action-sports athletes in Red Bull media house coverage. Journal of Sports Media, v. 15, n. 2, p. 51-70, 2020. DOI: https://doi.org/10.1353/jsm.2020.0010
MARTÍNEZ, Judit; LASARTE, Gema; GAMITO, Rakel; VIZCARRA, María Teresa. La programación deportiva ¿qué lugar ocupan las mujeres? Revista Estudos Feministas, v. 28, n. 2, e60585, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n260585
MOREIRA, Verónica; ÁLVAREZ-LITKE, Martín. Un análisis de las representaciones mediáticas y las desigualdades estructurales en el fútbol de mujeres en Argentina. FuLiA/UFMG, v. 4, n. 1, p. 98-116, June 2019. DOI: https://doi.org/10.17851/2526-4494.4.1.98-116
MOREIRA, Verónica; GARTON, Gabriela. Fútbol, nación y mujeres en Argentina: redefiniendo el campo del poder. Movimento, v. 27, p. e27003, Jan./Dec. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.109761
MORENO, Amparo. La otra "política" de Aristóteles. Culturas de masas y divulgación del arquetipo viril. Barcelona: Icaria, 1988.
ORTIZ DE LAZCANO, Javier. El Athletic vuelve a ser pionero en el reconocimiento del fútbol femenino. El Correo, April 16, 2019. Available at: https://athletic.elcorreo.com/athletic-entrega-primera-vez-premio-mujer-20190416115013-nt.html. Accessed on: May10, 2022.
PEDRAZA, Claudia I. El mito de la cancha neutral: la asignación generalizada en las redacciones de la prensa deportiva. Revista Interdisciplinaria de Estudios de Género de El Colegio de México, v. 6, p. e510, 2020. DOI: https://doi.org/10.24201/reg.v6i0.510
POPE, Stacey; WILLIAMS, John; CLELAND, Jamie. Men’s football fandom and the performance of progressive and misogynistic masculinities in a ‘new age’ of UK women’s sport. Sociology, v. 56, n. 4, Jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/00380385211063359
RAVEL, Barbara; GAREAU, Marc. French football needs more women like Adriana? Examining the media coverage of France’s women’s national football team for the 2011 World Cup and the 2012 Olympic Games. International Review for the Sociology of Sport, v. 51, n. 7, p. 833-847, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1012690214556912
ROJAS, José Luis. La construcción de las noticias deportivas desde una mirada androcéntrica. De la invisibilidad a los estereotipos de la mujer deportista. Vivat Academia, v. 113, p. 122-136, Dec. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.15178/va.2010.113.122-136
ROJAS, José Luis; JIMENO, Miguel Ángel. La presencia de las mujeres deportistas en la prensa regional en España. Un análisis de la fotografía de portada. Communication Papers-Media Literacy & Gender Studies, v. 8, n. 16, p. 33-47, 2019. Available at: https://communicationpapers.revistes.udg.edu/communication-papers/article/view/22357. Accessed on: June 11, 2022.
ROVETTO, Florencia. Androcentrismo y medio de comunicación: apuntes sobre la representación de las mujeres en la prensa de actualidad. Cuadernos.info. Comunicación y medios en iberoamérica, v. 27, p. 43-52, 2010. DOI: https://doi.org/10.7764/cdi.27.21
SAINZ DE BARANDA, Clara. Las mujeres en la prensa deportiva: dos perfiles. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 14, n. 1, p. 91-102, 2014. Available at: https://revistas.um.es/cpd/article/view/191001/157721. Accessed on: June 10, 2022.
SAINZ DE BARANDA, Clara; ADÁ-LAMEIRAS, Alba; BLANCO-RUIZ, Marian. Gender differences in sports news coverage on Twitter. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 14, p. 5199, July 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17145199
WATSON, Peter Jonathan. Superpowerful but superinvisible? Women’s football and nation in presidential discourse in Colombia, 2010-2018. Movimento, v. 27, p. e27004, Jan./Dec. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.109246
WOOD, David. The beautiful game? hegemonic masculinity, women and football in Brazil and Argentina. Bulletin of Latin American Research, v. 37, n. 5, p. 567-581, Nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1111/blar.12633
ZABALLA, Carlos. El Athletic sí que fue pionero. Mundo Deportivo, June 26, 2019. Available at: https://www.mundodeportivo.com/futbol/athletic-bilbao/20190626/463120340500/athletic-futbol-femenino-mundial-de-francia-real-madrid-tacon-hispalis-barca-wanda-metropolitano-atletico.html. Accessed on: May10, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
