“¡TÍO, LO QUE ME GUSTA ES EL LÍO!” JUGANDO Y PELEANDO EN LA ESCUELA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.88343

Palabras clave:

Niño. Juegos y juguetes. Violencia. Conflicto.

Resumen

El objetivo de esta investigación es comprender los juegos de lucha y las peleas vivenciadas en el ambiente escolar, bajo la perspectiva del cotidiano infantil, en un Centro de Atención Integral a Niños y Adolescentes, situado en Sobradinho II - DF. El estudio tiene naturaleza cualitativa, con orientación etnográfica y con los aportes teórico-metodológicos de las sociologías de lo cotidiano y de la infancia. La investigación de campo fue realizada a lo largo de siete meses del año 2017, con treinta y cuatro niños de entre 9 y 12 años de edad. Los instrumentos utilizados fueron la observación participante, la producción de dibujos y las conversaciones con los niños. Los registros de campo permitieron la identificación de categorías que evidencian los juegos de lucha y las peleas bajo dimensiones paradójicas del cotidiano infantil, que cargan aspectos circundantes al conflicto como mediador de las relaciones concebidas dentro y fuera de la escuela.

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Biografía del autor/a

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade de Brasília

Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (PPGEF/UnB). Mestre em Educação Física pela mesma instituição. Especialista em Educação Integral e Integrada (PPGE/UFMA). Licenciado em Educação Física, com núcleo de aprofundamento curricular em Lazer, pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é professor assistente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins - Campus Tocantinópolis. Membro do IMAGEM/FEF/UnB e do NIMEF/UFT - Tocantinópolis.Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Metodologias de ensino das lutas na escola. Tem interesse de pesquisa nas seguintes áreas: Didática da Educação Física; Sociologia do cotidiano; Sociologia da infância; Lutas tradicionais; Mídias e Educação (Física). 

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Atualmente é Professora Associado da Universidade de Brasília (UnB). Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UnB, desde 2009, vinculada à Linha Estudos Socias e Pedagógicos da Educação Física, Esporte e Lazer. Ao mesmo tempo é credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, desde 2014, atuando como coordenadora da Linha Estudos Comparados em Educação. Integra a Comissão de Pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Educação da UnB, desde 2016. Realizou estágio de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), entre agosto de 2014 e julho de 2015, com bolsa do CNPq. Foi pesquisadora visitante da University of Chicago (UC) e do Center for Dewey Studies da Southern Illinois University (SIU), nos EUA, em 2014. Igualmente, foi pesquisadora visitante do Iberoamerikanisches Institut e da Staatsbibliothek zu Berlin, na Alemanha, em 2015. Além disso, também atuou como pesquisadora visitante da University of Illinois at Chicago (UIC), nos EUA, em 2016. Coordenadora do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre corpo e educação, formado por pesquisadores, estudantes e professores de Educação Básica. Integrante do núcleo da Rede CEDES da UnB, desde 2009, além de outros grupos de pesquisa, como o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Sobre a Infância (GIPI), Grupo Regional e Internacional de Estudos Comparados em Educação (GRIECE) e Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil no DF (HISTEDBR-DF). É membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPED), da International Standing Conference for the History of Education (ISCHE), da American Educational Research Association (AERA) e da National Association for Media Literacy Education (NAMLE). Dedica-se à pesquisa dos seguintes temas, principalmente: estudos comparados em educação, didática da educação física, aspectos sociohistóricos sobre o corpo, infância, mídia-educação, escola, desenho infantil e história da educação física. 

Publicado

2019-06-25

Cómo citar

FARIAS, M. J. A.; WIGGERS, I. D. “¡TÍO, LO QUE ME GUSTA ES EL LÍO!” JUGANDO Y PELEANDO EN LA ESCUELA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25041, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.88343. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/88343. Acesso em: 10 may. 2025.

Número

Sección

Artículo Original