PHYSICAL EDUCATION AND INCLUSION: TEACHERS’ PEDAGOGIC MEDIATION AT THE PLAYROOM

Authors

  • José Francisco Chicon Universidade Federal do espírito Santo (UFES). Centro de Educação Física e Desportos. Departamento de Ginástica, Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa), Vitória, ES
  • Leilane Lauer Huber Laboratório de Educação Física Adaptada, Centro de Educação Física e Desportos/UFES
  • Thais Rodrigues Mardegan Albiás Laboratório de Educação Física Adaptada, Centro de Educação Física e Desportos/UFES
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Professora adjunta do Departamento de Ginástica do CEFD/Ufes; coordenadora e pesquisadora do Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa/CEFD/Ufes)
  • Adriana Estevão Professora adjunta do Departamento de Ginástica do CEFD/Ufes; pesquisadora do Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa/CEFD/Ufes).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.56302

Keywords:

Children Physical Education. Mediation. Inclusion. Playroom.

Abstract

This study aims at describing and analyzing PE teachers’ work as mediators in the process of interaction among students with and without special education needs at the playroom. It is a qualitative research based on a case study. Participants were 15 children without special needs from Criarte (A Children’s Educational Center within the Federal University Campus) and five children with special needs from the community in Vitória, Espírito Santo, Brazil. It concludes that teachers’ sensitive view as well as their role as mediators play an essential part in the children’s learning and development, which would not happen spontaneously.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Francisco Chicon, Universidade Federal do espírito Santo (UFES). Centro de Educação Física e Desportos. Departamento de Ginástica, Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa), Vitória, ES

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2005), Linha de Pesquisa: Educação Especial. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1995). Área de concentração: Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais. Especialização em Educação Física para Pessoas com Deficiência - CEFD/UFES (1990). Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988). Professor Associado I do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES, Área de Concentração: Estudos Pedagógicos e Sócio-Culturais. Linha de Pesquisa: Educação Física, Currículo e Cotidiano Escolar. Linha de Pesquisa: Estudos que enfoquem a questão da inclusão escolar em Educação Física. Coordenador do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES). Disciplinas: Educação Física, Adaptação e Inclusão; Educação Inclusiva; Educação Física, aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Inserção e trabalhos relacionados ao eixo jogo, educação e inclusão. Livros Publicados: Educação Física e os desafios da inclusão (Org. 2010); Jogo, mediação pedagógica e inclusão: um mergulho no brincar (2013); Educação Especial: fundamentos para a prática pedagógica (2004) e Prática psicopedagógica em crianças com NEEs: abordagem psicomotora (1999).

Leilane Lauer Huber, Laboratório de Educação Física Adaptada, Centro de Educação Física e Desportos/UFES

Professora de Educação Física; pesquisadora e colaboradora do Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa/CEFD/Ufes).

Thais Rodrigues Mardegan Albiás, Laboratório de Educação Física Adaptada, Centro de Educação Física e Desportos/UFES

Professora de Educação Física; pesquisadora e colaboradora do Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa/CEFD/Ufes).

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Professora adjunta do Departamento de Ginástica do CEFD/Ufes; coordenadora e pesquisadora do Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa/CEFD/Ufes)

Doutorado em Educação/Educação e Diversidade Humana pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). É professora Adjunta III do Centro de Educação Física e Desportos/Departamento de Ginástica. Coordenadora do Laboratório de Educação Física Adaptada. Coordenou o Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo (2010 - 2014). Coordenou do GTT Inclusão e Diferença/CBCE (biênio 2009-2011)

Adriana Estevão, Professora adjunta do Departamento de Ginástica do CEFD/Ufes; pesquisadora do Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa/CEFD/Ufes).

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Mestre em Educação do Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau (1997) e Licenciada Plena em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau (1989). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, onde orientou/orienta trabalhos na Linha de Pesquisa Saúde e Sociedade (inclusive no PPGEF). Pesquisadora e colaboradora interna do Laboratório de Educação física Adaptada.

Published

2015-12-11

How to Cite

CHICON, J. F.; HUBER, L. L.; ALBIÁS, T. R. M.; SÁ, M. das G. C. S. de; ESTEVÃO, A. PHYSICAL EDUCATION AND INCLUSION: TEACHERS’ PEDAGOGIC MEDIATION AT THE PLAYROOM. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 279–292, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.56302. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/56302. Acesso em: 23 apr. 2025.

Issue

Section

Original Articles

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.