POR UMA SOCIOLOGIA PÚBLICA DO ESPORTE NAS AMÉRICAS: UM CHAMADO EDITORIAL EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA SOCIALMENTE RELEVANTE
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.52925Palavras-chave:
Sociologia pública do esporte, Educação Física, produtivismo acadêmico, Comunicação científica.Resumo
Trata-se de um ensaio produzido de forma conjunta pelos três editores do número especial da revista Movimento – Por uma sociologia pública do esporte nas Américas: conquistas, desafios e agendas emergentes, proposto em comemoração ao vigésimo aniversário desta revista brasileira e inspirado nos dez anos do manifesto de Burawoy em favor de uma sociologia pública. O texto está divido em três seções, a primeira, escrita originalmente em inglês, discute a importância de se praticar uma sociologia do esporte de caráter público e de se produzir pesquisas que efetivamente contribuam para o enfrentamento político de problemas concretos da sociedade. A segunda, escrita originalmente em português, trata dos efeitos do "produtivismo" acadêmico na política de comunicação científica brasileira, em especial para as ciências humanas e sociais, destacando a especificidade da Movimento na veiculação da produção sociocultural e pedagógica da educação física. A terceira, escrita originalmente em espanhol, cita os desafios enfrentados pela equipe editorial para a organização do número especial e apresenta de forma panorâmica o conteúdo dos textos que compuseram um chamado à produção científica socialmente relevante no campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
