EL CURRÍCULO DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA RED MUNICIPAL DE BARUERI: PERCEPCIONES DE LOS DOCENTES

Autores/as

  • Lidiane Marani Universidade São Judas Tadeu
  • Luiz Sanches Neto Universidade São Judas Tadeu
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.65265

Palabras clave:

Educación y Entrenamiento Físico. Educación. Curriculum. Docentes.

Resumen

El objetivo de este estudio es conocer las percepciones de los profesores de Educación Física en el municipio de Barueri (Estado de São Paulo) acerca del plan de referencia para el componente curricular y su implementación. En una investigación cualitativa, 14 profesores fueron entrevistados y se analizó el contenido de esas entrevistas. Fue posible entender que los docentes son favorables a la existencia de un currículo común que uniformice la práctica pedagógica, pero desean una cierta flexibilidad para adaptarlo a sus concepciones y a las características de los estudiantes. Los profesores critican el diseño, la organización de contenidos y, sobre todo, la implementación del currículo. Tensiones y conflictos en la construcción curricular han sido identificados, así como la interdependencia entre las dimensiones del currículo. Así, se transforma el profesor por la interferencia del currículo oficial y el currículo se transforma por la acción del profesor.

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Biografía del autor/a

Lidiane Marani, Universidade São Judas Tadeu

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro (2007), Pós-graduação em Educação Física para a educação infantil e os primeiros cinco anos do ensino fundamental pela PUC-SP (2009). Atualmente é mestranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (linha de pesquisa: Educação Física, Escola e Sociedade). É professora efetiva de Educação Física e Projeto Natação na rede pública de ensino (prefeitura municipal de Barueri). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

Luiz Sanches Neto, Universidade São Judas Tadeu

Atualmente é professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu (USJT). Cursou Bacharelado em Educação Física (1994-98) e Licenciatura em Educação Física (1997-99), ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Mestrado em Educação Física Escolar (2000-3) e Doutorado em Formação Profissional no Campo de Trabalho da Educação Física (2011-14), ambos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi pesquisador visitante na Université de Montréal, Québec, Canadá (2013-14) com projeto de Doutorado financiado pela FAPESP. É professor no curso de Pós-Graduação em Docência para a Educação Profissional no Centro Universitário Senac e leciona também nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física na Faculdade das Américas (Fam) e Universidade Guarulhos (UnG). Tem experiência como professor titular da Rede Municipal de Educação Básica de São Paulo (2002-7) e coautor da Proposta Curricular de Educação Física da Rede Estadual Paulista (2007-8). Pesquisa e leciona temas relacionados à: sistematização de princípios curriculares, narrativas (auto)biográficas, práticas colaborativas e o processo de formação permanente de professores de Educação Física. Participa de núcleos de pesquisa sobre currículo (GEPEFEC) na USJT, formação profissional (NEPEF-FPCT, campus Rio Claro-IB) e escolarização (Gefesc, campus Bauru-FC) na Unesp, da rede internacional de pesquisa SINC - Special Interest Network on Complexity, e do grupo autônomo de Professores-Pesquisadores de Educação Física desde 2005: http://br.groups.yahoo.com/group/professorespesquisadores. Também é membro da AERA - American Educational Research Association - e do ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching - desde 2011.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu

Possui Licenciatura (1990) e Mestrado (1999) em Educação Física  pela Universidade de São Paulo e Doutorado (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora no Curso de Educação Física  da Universidade São Judas Tadeu e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou também por 10 anos com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica e tem como principal área de pesquisa a construção do currículo da Educação Física. Nos últimos anos tem se dedicado a investigar a presença de  conteúdos atitudinais nas aulas de Educação Física e as relações entre mídia, educação física e esporte.

Publicado

2017-03-29

Cómo citar

MARANI, L.; SANCHES NETO, L.; FREIRE, E. dos S. EL CURRÍCULO DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA RED MUNICIPAL DE BARUERI: PERCEPCIONES DE LOS DOCENTES. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 249–264, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.65265. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/65265. Acesso em: 23 abr. 2025.

Número

Sección

Artículo Original