THE PHYSICAL EDUCATION CURRICULUM IN BARUERI’S MUNICIPAL SCHOOLS: TEACHERS’ PERCEPTIONS

Authors

  • Lidiane Marani Universidade São Judas Tadeu
  • Luiz Sanches Neto Universidade São Judas Tadeu
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.65265

Keywords:

Physical Education and Training. Education. Curriculum. Faculty.

Abstract

 This study aimed to know physical education teachers’ perceptions in the city of Barueri, São Paulo, about the reference plan for the PE curricular component and on its implementation process. Qualitative research was conducted including interviews with fourteen teachers, which were the focus of content analysis. It found that teachers favor a common curriculum that standardizes pedagogical practice, but they want some flexibility to adapt it to their views and to students’ characteristics. Teachers criticize the curriculum’s design, content organization and especially implementation. Tensions and conflicts were found in curriculum development as well as interdependence between curriculum dimensions. Thus, teachers are changed by interference of the official curriculum and the curriculum is changed by teachers’ action.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lidiane Marani, Universidade São Judas Tadeu

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro (2007), Pós-graduação em Educação Física para a educação infantil e os primeiros cinco anos do ensino fundamental pela PUC-SP (2009). Atualmente é mestranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (linha de pesquisa: Educação Física, Escola e Sociedade). É professora efetiva de Educação Física e Projeto Natação na rede pública de ensino (prefeitura municipal de Barueri). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

Luiz Sanches Neto, Universidade São Judas Tadeu

Atualmente é professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu (USJT). Cursou Bacharelado em Educação Física (1994-98) e Licenciatura em Educação Física (1997-99), ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Mestrado em Educação Física Escolar (2000-3) e Doutorado em Formação Profissional no Campo de Trabalho da Educação Física (2011-14), ambos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi pesquisador visitante na Université de Montréal, Québec, Canadá (2013-14) com projeto de Doutorado financiado pela FAPESP. É professor no curso de Pós-Graduação em Docência para a Educação Profissional no Centro Universitário Senac e leciona também nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física na Faculdade das Américas (Fam) e Universidade Guarulhos (UnG). Tem experiência como professor titular da Rede Municipal de Educação Básica de São Paulo (2002-7) e coautor da Proposta Curricular de Educação Física da Rede Estadual Paulista (2007-8). Pesquisa e leciona temas relacionados à: sistematização de princípios curriculares, narrativas (auto)biográficas, práticas colaborativas e o processo de formação permanente de professores de Educação Física. Participa de núcleos de pesquisa sobre currículo (GEPEFEC) na USJT, formação profissional (NEPEF-FPCT, campus Rio Claro-IB) e escolarização (Gefesc, campus Bauru-FC) na Unesp, da rede internacional de pesquisa SINC - Special Interest Network on Complexity, e do grupo autônomo de Professores-Pesquisadores de Educação Física desde 2005: http://br.groups.yahoo.com/group/professorespesquisadores. Também é membro da AERA - American Educational Research Association - e do ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching - desde 2011.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu

Possui Licenciatura (1990) e Mestrado (1999) em Educação Física  pela Universidade de São Paulo e Doutorado (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora no Curso de Educação Física  da Universidade São Judas Tadeu e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou também por 10 anos com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica e tem como principal área de pesquisa a construção do currículo da Educação Física. Nos últimos anos tem se dedicado a investigar a presença de  conteúdos atitudinais nas aulas de Educação Física e as relações entre mídia, educação física e esporte.

Published

2017-03-29

How to Cite

MARANI, L.; SANCHES NETO, L.; FREIRE, E. dos S. THE PHYSICAL EDUCATION CURRICULUM IN BARUERI’S MUNICIPAL SCHOOLS: TEACHERS’ PERCEPTIONS. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 249–264, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.65265. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/65265. Acesso em: 23 apr. 2025.

Issue

Section

Original Articles