ACTIVIDADES LÚDICAS EN EL MEDIO ACUÁTICO: POSIBILIDADES PARA LA INCLUSIÓN

Autores/as

  • José Francisco Chicon Professor adjunto do Departamento de Ginástica do CEFD/UFES; coordenador e pesquisador do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA); professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CEFD/UFES. Vitória, ES, Brasil.
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Professora adjunta do Departamento de Ginástica do CEFD/UFES; coordenadora e pesquisadora do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES). Vitória, ES, Brasil.
  • Alaynne Silva Fontes Graduanda do Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES, Vitória, ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.29595

Palabras clave:

Educación Física. Inclusión. Natación. Autismo.

Resumen

La investigación tiene como objetivo comprender y analizar la acción mediadora del profesor en el desarrollo de actividades lúdicas en el medio acuático y la interacción de un niño autista con compañeros sin discapacidad en las clases. La metodología se basa en una perspectiva cualitativa con enfoque en un estudio de caso. Los sujetos fueron 14 alumnas y alumnos de la Escuela de Educación Infantil de la Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) con desarrollo típico y uno con autismo, todos oriundos de la comunidad da cidade deVitória no Espírito Santo (ES). Concluye que las actividades lúdicas en el medio acuático fueron benéficas para el niño autista, tanto en el sentido de la ampliación de sus movimientos y vivencias de jugar, como también en sus relaciones con los maestros y colegas de clase.

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Biografía del autor/a

José Francisco Chicon, Professor adjunto do Departamento de Ginástica do CEFD/UFES; coordenador e pesquisador do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA); professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CEFD/UFES. Vitória, ES, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2005), Linha de Pesquisa: Educação Especial. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1995). Área de concentração: Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais. Especialização em Educação Física para Pessoas Portadoras de Deficiência - CEFD/UFES (1990). Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988). Professor Adjunto III do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES, Área de Concentração: Estudos Pedagógicos e Sócio-Culturais. Linha de Pesquisa: Educação Física, Currículo e Cotidiano Escolar. Linha de Pesquisa: Estudos que enfoquem a questão da inclusão escolar em Educação Física. Coordenador do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES). Disciplinas: Educação Física, Adaptação e Inclusão; Educação Inclusiva; Educação Física, aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Inserção e trabalhos relacionados ao eixo jogo, educação e inclusão. Livros Publicados: Educação especial e educação inclusiva: conhecimentos, experiências e formação (Org. 2011); Educação Física e os desafios da inclusão (Org. 2010); A educação inclusiva de crianças, jovens e adultos: avanços e desafios (Org. 2010); Jogo, mediação pedagógica e inclusão: a práxis pedagógica (2004); Educação Especial: fundamentos para a prática pedagógica (2004) e Prática psicopedagógica em crianças com NEEs: abordagem psicomotora (1999).

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Professora adjunta do Departamento de Ginástica do CEFD/UFES; coordenadora e pesquisadora do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES). Vitória, ES, Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Especialização em Educação Fisica escolar (1996), Mestrado em Educação/Educação Especial pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e Doutorado em Educação/Educação e Diversidade Humana pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). É professora Adjunta II do Centro de Educação Física e Desportos/Departamento de Ginástica e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenou do GTT Inclusão e Diferença/CBCE (biênio 2009-2011). Tem experiência no campo da Educação e Educação Fisica, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, Educação Física adaptada, inclusão e TGD.

Alaynne Silva Fontes, Graduanda do Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES, Vitória, ES, Brasil.

Graduanda do Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES. Bolsista de Iniciação Científica em 2010.

Publicado

2013-01-17

Cómo citar

CHICON, J. F.; SÁ, M. das G. C. S. de; FONTES, A. S. ACTIVIDADES LÚDICAS EN EL MEDIO ACUÁTICO: POSIBILIDADES PARA LA INCLUSIÓN. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 103–122, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.29595. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/29595. Acesso em: 18 abr. 2025.

Número

Sección

Artículo Original