LUDIC ACTIVITIES IN AQUATIC ENVIRONMENTS: POSSIBILITIES FOR INCLUSION

Authors

  • José Francisco Chicon Professor adjunto do Departamento de Ginástica do CEFD/UFES; coordenador e pesquisador do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA); professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CEFD/UFES. Vitória, ES, Brasil.
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Professora adjunta do Departamento de Ginástica do CEFD/UFES; coordenadora e pesquisadora do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES). Vitória, ES, Brasil.
  • Alaynne Silva Fontes Graduanda do Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES, Vitória, ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.29595

Keywords:

Physical Education. Inclusion. Swimming. Autism

Abstract

The paper aims at understanding and analyzing the mediator action of the teachers in the development of ludic activities in aquatic environments and the interaction of an autist child with non disabled classmates in the classes. The methodology is based on a qualitative study case. The subjects were 14 children of the Children Education at Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) with typical development and an autist one, arising from community da cidade de Vitória no Espírito Santo (ES). Conclude that the ludic activities in the aquatic environment were beneficial for the autist child, in the sense of their movement extension and games experiences, as well as their relation with teachers and classmates.

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Author Biographies

José Francisco Chicon, Professor adjunto do Departamento de Ginástica do CEFD/UFES; coordenador e pesquisador do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA); professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CEFD/UFES. Vitória, ES, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2005), Linha de Pesquisa: Educação Especial. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1995). Área de concentração: Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais. Especialização em Educação Física para Pessoas Portadoras de Deficiência - CEFD/UFES (1990). Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988). Professor Adjunto III do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES, Área de Concentração: Estudos Pedagógicos e Sócio-Culturais. Linha de Pesquisa: Educação Física, Currículo e Cotidiano Escolar. Linha de Pesquisa: Estudos que enfoquem a questão da inclusão escolar em Educação Física. Coordenador do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES). Disciplinas: Educação Física, Adaptação e Inclusão; Educação Inclusiva; Educação Física, aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Inserção e trabalhos relacionados ao eixo jogo, educação e inclusão. Livros Publicados: Educação especial e educação inclusiva: conhecimentos, experiências e formação (Org. 2011); Educação Física e os desafios da inclusão (Org. 2010); A educação inclusiva de crianças, jovens e adultos: avanços e desafios (Org. 2010); Jogo, mediação pedagógica e inclusão: a práxis pedagógica (2004); Educação Especial: fundamentos para a prática pedagógica (2004) e Prática psicopedagógica em crianças com NEEs: abordagem psicomotora (1999).

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Professora adjunta do Departamento de Ginástica do CEFD/UFES; coordenadora e pesquisadora do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES). Vitória, ES, Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Especialização em Educação Fisica escolar (1996), Mestrado em Educação/Educação Especial pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e Doutorado em Educação/Educação e Diversidade Humana pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). É professora Adjunta II do Centro de Educação Física e Desportos/Departamento de Ginástica e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenou do GTT Inclusão e Diferença/CBCE (biênio 2009-2011). Tem experiência no campo da Educação e Educação Fisica, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, Educação Física adaptada, inclusão e TGD.

Alaynne Silva Fontes, Graduanda do Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES, Vitória, ES, Brasil.

Graduanda do Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES. Bolsista de Iniciação Científica em 2010.

Published

2013-01-17

How to Cite

CHICON, J. F.; SÁ, M. das G. C. S. de; FONTES, A. S. LUDIC ACTIVITIES IN AQUATIC ENVIRONMENTS: POSSIBILITIES FOR INCLUSION. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 103–122, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.29595. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/29595. Acesso em: 18 apr. 2025.

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