FÚTBOL FEMENINO LIDERADO POR HOMBRES: UN ANÁLISIS LONGITUDINAL DE LOS CARGOS DE COMISIÓN TÉCNICA Y ARBITRAJE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.100575

Palabras clave:

Comité de profesionales. Igualdad de Género. Fútbol.

Resumen

El objetivo de este estudio fue analizar la participación de las mujeres en los cargos de comisión técnica y arbitraje en el Campeonato Brasileño de Fútbol Femenino desde su primera edición, en 2013, hasta el año 2019.  Analizamos el número de mujeres que actúan como entrenadoras, auxiliares técnicas, preparadoras físicas, masajistas, entrenadoras de porteras, fisioterapeutas y médicas. También recopilamos informaciones sobre el cuarteto de arbitraje. Encontramos un predominio (~86%) de hombres en cargos de comisión técnica, con un lento aumento de la participación de mujeres. Las mujeres parecen tener mayor inserción en los cargos de comisión de arbitraje. Encontramos un 39% de mujeres que actúan como árbitras principales y un 59% como árbitras asistentes. Constatamos que la participación de mujeres en los cargos de comisión técnica y arbitraje en el Campeonato Brasileño de Fútbol Femenino ha aumentado lentamente en los últimos años, pero que la situación aún es de desigualdad en lo que se refiere a la ocupación de posiciones de liderazgo y visibilidad.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julia Gravena Passero, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Bacharela em Ciência do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Pesquisadora do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA - UNICAMP). Atualmente é mestranda no programa de Biodinâmica do Movimento pela Faculdade de Educação Física (UNICAMP). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: atletas, treinadoras e mulheres.

Júlia Barreira, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Graduada em Bacharelado (2012) e Licenciatura (2013) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra (2017) em Biodinâmica do Movimento e Esporte pela Faculdade de Educação Física (UNICAMP). Atualmente é doutoranda na mesma área e docente na graduação em Educação Física na Faculdade Anhanguera de Campinas. Trabalha com treinamento no futebol feminino e desenvolve estudos na mesma área.

Lucas Tamashiro, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Graduação em Ciência do Esporte. Mestrado em andamento em Educação Física.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasi

Alcides José Scaglia, Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP, Brasil

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestre em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Tem experiência na área de Educação Física e Esportes, desenvolvendo estudos, projetos e pesquisas nas áreas da: educação física escolar e Pedagogia do Esporte, com ênfase em metodologia de ensino-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e pedagogia do jogo. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-UNICAMP) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, co-responsável pelas pesquisas do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte), líder do grupo de pesquisa LEPE-FUT. Docente pleno no programa de pós-graduação da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP.

Larissa Rafaela Galatti, Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP

Doutora. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), docente e coordenadora associada do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP). Credenciada ao Programa de Pós Graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Suas pesquisas são centradas na Pedagogia do Esporte, em especial nas modalidades coletivas, desenvolvimento de atletas e de treinadoras e treinadores esporitvos.. É membro do Cômitê Científico do International Council for Coaching Excellence (ICCE) e International Coach Developer pela Nippon Sport Science University Coach Developer Academy (NCDA). É parecerista e membro de corpo editorial em diferentes países, em revistas com a International Sport Coaching Journal (ISCJ) e da Physical Education and Sport Pedagogy (PESP)

Publicado

2020-08-15

Cómo citar

PASSERO, J. G.; BARREIRA, J.; TAMASHIRO, L.; SCAGLIA, A. J.; GALATTI, L. R. FÚTBOL FEMENINO LIDERADO POR HOMBRES: UN ANÁLISIS LONGITUDINAL DE LOS CARGOS DE COMISIÓN TÉCNICA Y ARBITRAJE. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26060, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.100575. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/100575. Acesso em: 12 may. 2025.

Número

Sección

Artículo Original