CONTRIBUTIONS OF LABANIAN THEORY TO DEVELOPING WORK WITH BODILY PRACTICES IN BRAZIL’S UNIFIED HEALTH SYSTEM

Authors

  • Andrezza Campos Moretti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/ Câmpus Sorocaba
  • Yara Maria de Carvalho Universidade de São Paulo/ Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.91900

Keywords:

Unified Health System. Exercise Movement Techniques. Continuing Education.

Abstract

We present the results of a research including two fields of experimentation, interviews and systematic observations aimed at understanding how Labanian theory may contribute to the work of health professionals with bodily practices in Brazil’s Unified Health System. Participants were ten professionals and it was implemented in two health facilities in São Paulo, SP, Brazil, enabling discussions about three ways of conducting bodily practices: observation and/or imitation of movement sequences; quality of verbal interactions; diversifying teaching strategies. It found that Labanian theory worked, in these cases, in the constitution and improvement of the work with the bodily practices and it is an important reference for training professionals who do such work, pointing to the need to invest in the dissemination of this framework in public health services.

 

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Author Biographies

Andrezza Campos Moretti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/ Câmpus Sorocaba

Possui doutorado em Ciências (área: Pedagogia do Movimento Humano) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas, licenciatura em Pedagogia, licenciatura e bacharelado em Dança pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professora do Campus Sorocaba, representante docente (titular) do Conselho Superior do Instituto Federal de São Paulo e avaliadora do SINAES. Ministro aulas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e na pós graduação lato sensu em Educação para Inserção Social. Desenvolve e orienta pesquisas nas seguintes áreas: o ensino da arte na educação básica, formação e educação em saúde por meio das práticas corporais e formação de professores.

Yara Maria de Carvalho, Universidade de São Paulo/ Escola de Educação Física e Esporte

Possui licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1989/1990), especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1993), doutorado em Saúde Coletiva na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (1999) e livre-docência em Promoção da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; pós-doutorado em Ciências Humanas e Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2003), em Antropologia da Comunicação Visual pela Università La Sapienza di Roma, Itália (2004) e em Filosofia pela Universidad de Córdoba, Argentina (2010). Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo. Orienta mestrado e doutorado em Saúde Pública, na Faculdade de Saúde Pública/USP e em Ciências, na Escola de Educação Física e Esporte/USP. Orienta mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação Interunidades "Formação Interdisciplinar em Saúde"/FOUSP. Coordena o grupo de pesquisa CORPUS - Educação Física + Saúde Coletiva + Filosofia + Artes. Foi coordenadora adjunta do Pró-Ensino da Saúde e do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pró Ensino e PET-Saúde ) - USP Capital (2012-2016) e bolsista do Ministério da Saúde (2010-2012/2012-2014). Desenvolve projetos de pesquisa em Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde Escola e Centro de Apoio Psicosocial. Trabalha com grupos de investigação de outras unidades e departamentos da USP e com pesquisadores de outras universidades públicas brasileiras (UFRGS, Ufes, Unifesp, Unicamp). No exterior, foi Professora Visitante do Instituto Politécnico de Coimbra/Portugal; desenvolveu pesquisa com o Prof.Dr. Martin Bauer/London School of Economics/UK; e foi responsável pelo Convênio de Cooperação Internacional com a Universidad Nacional de Río Cuarto e La Plata/Argentina (2013-2015). O corpo na formação em saúde; a Educação Física no SUS; o corpo na contemporaneidade; corpo, arte e clínica; e as práticas corporais e o cuidado com o corpo na atenção básica/atenção primária em saúde são os temas de investigação que têm sido priorizados tendo como referência teórico-conceitual e metodológica a saúde coletiva, a filosofia e as artes.

Published

2019-12-19

How to Cite

MORETTI, A. C.; CARVALHO, Y. M. de. CONTRIBUTIONS OF LABANIAN THEORY TO DEVELOPING WORK WITH BODILY PRACTICES IN BRAZIL’S UNIFIED HEALTH SYSTEM. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25094, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.91900. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/91900. Acesso em: 23 apr. 2025.

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