ESPECIALIZAÇÃO ESPORTIVA PRECOCE E O ENSINO DOS JOGOS COLETIVOS DE INVASÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.40200Palavras-chave:
esportes. Especialização. Intervenção precoceResumo
O objetivo deste artigo foi estabelecer uma relação entre diferentes princípios metodológicos de ensino dos jogos coletivos de invasão (JCI) e processos de especialização esportiva precoce (EEP). Considerou-se EEP como um fenômeno proveniente da imposição a crianças, de regimes de competição e treinamento voltados para o rendimento a adultos e à especificidade e limitação de experiências motoras. Apoiados na literatura, concluímos que o ensino de JCI não influencia diretamente o processo competitivo na iniciação esportiva desde que apresente variedade de métodos e seja pautado em práticas de modalidades diferentes, o que evitaria ações estereotipadas e, assim, não estimularia a EEP.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
