MUSAS FITNESS E A TRÍADE CORPO-CONSUMO-FELICIDADE

Autores

  • Ivana Vedoin Venturini Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
  • Angelita Alice Jaeger Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
  • Myllena Camargo Oliveira Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
  • Paula Silva Universidade do Porto. Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.86634

Palavras-chave:

Aparência física. Mulheres. Comportamento do Consumidor. Redes Sociais online.

Resumo

Analisamos como são produzidas e se produzem as Musas Fitness, mapeando suas estratégias para interpelar seguidores/as, entendendo as relações estabelecidas entre as arquiteturas corporais e o consumo. Nesta etnografia virtual, acompanhamos nove mulheres no Instagram por três meses, utilizando a observação e a captura de fotografias e textos. Os resultados apontam para diferentes investimentos na produção de arquiteturas corporais pela via do consumo direcionada à exposição dos corpos; a exibição pública da intimidade; a relação entre bens, serviços, produtos como condição à felicidade. As imagens performáticas de suas vidas espetaculares alimentam a obsessão por um cotidiano irretocável, cujos ruídos e seduções ancoram a promessa infinda de que o consumo dos produtos anunciados envolve o acesso aquele festejado estilo de vida. Assim, somando likes, acumulando seguidores/as, participando de eventos, comercializando produtos, as Musas Fitness reiteram constantemente o imperativo da tríade corpo-consumo-felicidade.

 

 

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Publicado

2020-02-11

Como Citar

VENTURINI, I. V.; JAEGER, A. A.; OLIVEIRA, M. C.; SILVA, P. MUSAS FITNESS E A TRÍADE CORPO-CONSUMO-FELICIDADE. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26003, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.86634. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/86634. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais