ORIENTAÇÃO DO MOVIMENTO DO CORPO PELA EDUCAÇÃO DAS EXPRESSÕES: PERCEÇÕES DE PROFESSORES EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.69218Palavras-chave:
Docentes. Ensino fundamental e médio. Movimento. Educação Física.Resumo
O desenvolvimento cognitivo, pessoal e social da criança é a finalidade que a educação básica em Portugal pretende atingir, a organizar curricularmente os saberes que permitirão às crianças experienciar diferentes cenários e conteúdos, estimulando suas aprendizagens. A educação das expressões artísticas e físico-motoras contribui de forma essencial para esse desenvolvimento integral. Assim, são reconfiguradas as dinâmicas pedagógicas, o que, consequentemente, especifica os movimentos do corpo de alunos. Os professores do ensino básico são, inevitavelmente, promotores dessas experiências. Este artigo apresenta um estudo que procurou identificar e caracterizar o modo como professores planejam e colocam em ação a educação artística e a Educação Física, desenvolvendo o conceito de educação das expressões, em que movimento é entendido como principal meio de comunicação das expressões. Recorreu-se a uma metodologia mista. Os resultados evidenciam uma estreita relação entre as condições organizacionais e os modos como os professores desenvolvem a criatividade e a motricidade das crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
