O PROCESSO BOLONHA E SEUS EFEITOS NO CAMPO DAS CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FISICA E DO ESPORTE EM ESPANHA

Autores

  • Ana Márcia Silva Universidade Federal de Goiás
  • Susanna Soler Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya, Barcelona.
  • Núria Puig Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya, Barcelona.
  • Maria Prat Universitat Autònoma de Barcelona.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.43021

Palavras-chave:

Educação Superior. União Europeia. Educação Física. Esportes. Tratados

Resumo

Este texto analisa o processo de incorporação do sistema universitário espanhol ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), mais conhecido como “processo Bolonha”, enfocando a implantação do grau em Ciências da Atividade Física e do Desporto (CAFyD). Para isso, toma-se como referência a teoria de campo científico de Bourdieu, de cuja perspectiva analiza-se o processo em foco. A partir da analise de conteúdo dos documentos vinculados ao EEES e de entrevistas semi-estructuradas a onze pessoas chaves do processo, analisados com apoio do software NVivo 9.2®, os resultados indicam dois aspectos especialmente relevantes: por uma parte, uma perspectiva positiva frete ao processo de Bolonha, se bem que a distância entre o modelo tradicional espanhol e o novo modelo que se propõe, assim como a escassez de recursos, resultam em um modelo propriamente espanhol e a uma impossibilidade de aplicar os princípios do EEES como seria desejável; e por outra parte, a necessidade das CAFyD de afirmar-se no sistema universitário induz iniciar o processo com grande rapidez e de forma objetiva mediante a elaboração do LB, por medo de que esta graduação pudesse não ser reconhecida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Márcia Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Pós-Doutorado na Universitat de Barcelona (2006) e Pós-Doutorado junto ao Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya (2012). 

Professora Associada IV da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

Susanna Soler, Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya, Barcelona.

Doctora, profesora del Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya, Barcelona, Subdirecció d´Estudis del 2Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya, Barcelona; Investigadora júnior del GISEAFE (Grup d’Investigació Social i Educativa en l’Activitat Física i l’Esport).

Núria Puig, Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya, Barcelona.

Doctora, profesora del Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya, Barcelona. Investigadora principal del GISEAFE (Grup d’Investigació Social i Educativa en l’Activitat Física i l’Esport)

Maria Prat, Universitat Autònoma de Barcelona.

Doctora, profesora de la Universitat Autònoma de Barcelona.

Publicado

2014-05-14

Como Citar

SILVA, A. M.; SOLER, S.; PUIG, N.; PRAT, M. O PROCESSO BOLONHA E SEUS EFEITOS NO CAMPO DAS CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FISICA E DO ESPORTE EM ESPANHA. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 1061–1082, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.43021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/43021. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais