FEMINISMOS, MULHERES E ESPORTES: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O FAZER HISTORIOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.3554Palavras-chave:
Feminismo. Mulheres. Esportes. História.Resumo
Este texto analisa a contribuição das epistemologias feministas e dos estudos de gênero para as pesquisas historiográficas sobre mulheres e esportes. Para tanto, analisa a emergência do campo denominado de “História das Mulheres”, bem como a utilização da categoria “gênero” como uma ferramenta analítica que possibilita compreender os processos históricos através dos quais se deu a inserção, permanência e ampliação da participação das mulheres no campo das práticas corporais e esportivas. Enfatiza, ainda, as teorizações do feminismo póscrítico visto que, ao romperem com a categoria universal “mulher” têm visibilizado as diferenciações e pluralidades presentes nos modos das mulheres existirem e de viverem suas feminilidadesDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
