TEMPO E ESPAÇO PARA EDUCAÇÃO CORPORAL NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Antonio Jorge Gonçalves Soares Universidade Gama Filho
  • Alexandre da Costa Ferreira Universidade Gama Filho
  • Diego Luz Moura Universidade Gama Filho
  • Tiago Lisboa Bartholo Cap-UFRJ
  • Marcos Carneiro da Silva Cap-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3027

Palavras-chave:

Observação. Motivação. Educação física.

Resumo

O objetivo é analisar as possibilidades de educação corporal no espaço e tempo das aulas de educação física, treinos, recreios e tempos vagos, numa escola pública do Rio de Janeiro. Foram realizadas observação das aulas, tempos vagos e recreios e entrevistas com alunos e a professora. Conclui-se que o espaço e tempo das aulas não são identificados positivamente, ao menos para grande parcela de alunos. Os motivos estão intrincados numa teia complexa de tensões entre atores da instituição escolar, comunidade que acolhe a escola, diversidade de valores sobre a formação do cidadão e “função” da educação física. Palavras chaves: tempo-espaço; educação corporal; educação física.

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Biografia do Autor

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Gama Filho

Doutor em educação física. Docente do PPGEF da Universidade Gama  Filhoe da UFRJ. Bolsista CNPq. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Alexandre da Costa Ferreira, Universidade Gama Filho

Mestrando em educação física Universidade Gama Filho. Docente da SME/RJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Diego Luz Moura, Universidade Gama Filho

Mestrando em educação física Universidade GamaFilho e bolsista do CNPq. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Tiago Lisboa Bartholo, Cap-UFRJ

Mestre em educação física e docente do Cap-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Marcos Carneiro da Silva, Cap-UFRJ

Doutor em educação física e docente da UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Publicado

2009-10-01

Como Citar

SOARES, A. J. G.; FERREIRA, A. da C.; MOURA, D. L.; BARTHOLO, T. L.; SILVA, M. C. da. TEMPO E ESPAÇO PARA EDUCAÇÃO CORPORAL NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 71–96, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.3027. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3027. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais