A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA: UMA ANALISE DOS PLANOS DE ESTUDO DE 1992, 1996 E 2004 DO CURSO DE PROFESSORES DO ISEF – MONTEVIDÉU

Sofía Rubinstein

Resumo


No artigo se apresentam aspectos vinculados à formação na área da atividade motora adaptada dos professores de Educação Física a partir da análise das disciplinas relacionadas a essa área nos três últimos planos de estudo (1992, 1996 e 2004) do Curso de Professores do Instituto Superior de Educação Física (Montevidéu). Os resultados obtidos mostram um interesse em oferecer pelo menos uma disciplina vinculada á área da deficiência, no entanto embora se possa observar uma mudança para o modelo social no plano de 2004, observa-se que a fundamentação, objetivos e conteúdos se apoiam no modelo médico da deficiência vigente ainda hoje.


Palavras-chave


Formação docente. Deficiência. Curso de professores. ISEF.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.27844



 

 


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