Desafios na orientação de pesquisadores qualitativos críticos no Brasil e na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.143341Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa, Pesquisa crítico-qualitativa, Orientação de pesquisadores, Saúde coletivaResumo
O artigo analisa desafios no processo de orientação de pesquisadores qualitativos críticos nas pós-graduações em saúde pública/coletiva com base nas experiências de uma pesquisadora brasileira e um pesquisador colombiano. Discute-se o significado de “crítico” e como esse conceito vem sendo empregado no campo da saúde, de modo a ser demarcado o que se entende por pesquisador qualitativo crítico. Na sequência, os autores refletem sobre suas experiências em seus respectivos programas, indicando potencialidades e desafios no processo, bem como estratégias de que lançam mão para desenvolver essa complexa missão.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Introducción a la sociología. Barcelona: Gedisa, 2006.
ALMEIDA FILHO, Naomar. Etnoepidemiología y salud mental: perspectivas desde América Latina. Salud Colectiva, v. 16, 2020. DOI: https://doi.org/10.18294/sc.2020.2786
ALMEIDA FILHO, Naomar; PAIM, Jairnilson Silva. La crisis de la salud pública y el movimiento de la salud colectiva en Latinoamérica. Cuadernos Médico Sociales, n. 75, p. 5-30, 1999. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/6060/1/Paim%20JS%2c%20Almeida%20Filho%20N%201999.pdf. Acesso em: 2 set. 2024.
ALTHUSSER, Louis. Análise crítica da teoria marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
AMATUZZI, Mauro M. O resgate da fala autêntica: filosofia da psicoterapia e da educação. Campinas: Papirus, 1989.
ARIAS-VALENCIA, Samuel; PEÑARANDA, Fernando. La investigación éticamente reflexionada. Revista Facultad Nacional de Salud Pública, v. 33, n. 3, p. 444-451, 2015. DOI: https://doi.org/10.17533/udea.rfnsp.v33n3a15
ARISTÓTELES. Ética Nicomáquea. Madrid: Editorial Gredos, 2003.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Ética posmoderna. 2. ed. Madrid: Siglo XXI de España Editores, 2006.
BEAUCHAMP, Tom L.; CHILDRESS, James F. Principles of biomedical ethics. New York: Oxford University Press, 2001.
BOSI, Maria Lúcia; GASTALDO, Denise (org.). Tópicos avançados em pesquisa qualitativa em saúde. Petrópolis: Editora Vozes, 2021.
BREILH, Jaime. Epidemiología crítica: ciencia emancipadora e interculturalidad. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2003.
BREILH, Jaime. La determinación social de la salud como herramienta de ruptura hacia la nueva salud pública (salud colectiva): Epidemiología crítica latinoamericana: raíces, desarrollos recientes y ruptura metodológica”. [Ponencia presentada en: VIII Seminario Internacional de Salud Pública, Saberes en Epidemiología en el Siglo XXI]. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2013. Disponível em: https://repositorio.uasb.edu.ec/bitstream/10644/3524/1/CON-107-Breilh%2c%20J.-La%20determinacion.pdf. Acesso em: 2 set. 2024.
BRUNER, Jerome. Actos de significado: más allá de la revolución cognitiva. Madrid: Alianza Editorial, 2009.
BUBER, Mortimer. Eu e tu. São Paulo: Cortez Editora, 1988.
CHAPELA, Maria Consuelo. Andar um caminho juntos: acompanhamento na formação de pesquisadores qualitativos críticos. In: CHAPELA, Maria Consuelo. Formación en investigación qualitativa crítica en el campo de la salud. México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2018. p. 71-112.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. Preface. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (ed). The Sage handbook of qualitative research. 3rd ed. Thousand Oaks: Sage Publications; 2005. p. ix-xix.
DESCARTES, René. Regras para a direcção do espírito. Lisboa: Edições 70, 2002.
EAKIN, Joan. Formando pesquisadores qualitativos críticos na terra dos ensaios clínicos randomizados. In: BOSI, Maria Lúcia; GASTALDO, Denise (org.). Tópicos avançados em pesquisa qualitativa em saúde. Petrópolis: Editora Vozes, 2021. p. 282-313.
FEYERABEND, Paul. Contra el método. Barcelona: Ariel, 1975.
FREIRE, Paulo. Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa. México: Siglo XXI, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI, 1975.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GADAMER, Hans-Georg. Verdad y método II. Salamanca: Sígueme, 2006.
GARZA TOLEDO, Enrique; ARCE, Martha E. Hacia una metodología de la reconstrucción. Fundamentos, crítica y alternativas a la metodología y técnicas de investigación social. México: UNAM, 1998.
GRANDA, Edmundo. ¿A qué llamamos salud colectiva, hoy? Revista Cubana de Salud Pública, v. 30, n. 2, 2004. Disponível em: https://www.imbiomed.com.mx/articulo.php?id=29230. Acesso em: 2 set. 2024.
GRANDA, Edmundo. El saber en salud pública en un ámbito de pérdida de antropocentrismo y ante una visión de equilibrio ecológico. Revista Facultad Nacional de Salud Pública, n. 28, p. 65-90, 2008.
GUBA, Egon G.; LINCOLN, Yvonna S. Avaliação de quarta geração. Campinas: Editora UNICAMP, 2011.
JANESICK, Valerie. The dance of qualitative research design: metaphor, methodolatry, and meaning. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (ed.). Strategies of qualitative inquiry. Thousand Oaks: Sage, 1998. p. 35-55.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
KINCHELOE, Joe. On to the next level: continuing the conceptualization of the bricolage. Qualitative Inquiry, v. 11, n. 3, p. 323-350, 2005. DOI: https://doi.org/10.1177/1077800405275056
KINCHELOE, Joe; MCLAREN, Peter. Rethinking critical theory and qualitative research. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (ed.). The Sage handbook of qualitative research. 3rd ed. Thousand Oaks: Sage, 2005. p. 303-342.
KOHAN, Nestor. Marx en su (tercer) mundo. 2nd ed. La Habana: Centro de Investigación y Desarrollo de la Cultura Cubana Juan Marinello, 2003.
KRIEGER, Nancy. Epidemiology and the web of causation: has anyone seen the spider? Social Science & Medicine, v. 39, n. 7, p. 887-904, 1994. DOI: https://doi.org/10.1016/0277-9536(94)90202-X
LEVINAS, Emmanuel. Autrement qu’être ou Au-delà de l’essence. London: Springer, 1974.
LUZ, Madel. Natural, racional, social: ordem médica e racionalidade científica moderna. São Paulo: Hucitec, 2012.
LYOTARD, Jean-François. La condición posmoderna. Madrid: Cátedra, 2006
MALTERUD, Kirsti; SIERSMA, Volkert D.; GUASSORA Ann Dorrit. Sample size in qualitative interview studies: guided by information power. Qualitative Health Research, v. 26, n. 13, p. 1753-1760, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1049732315617444
NUNES, Everardo D. Saúde coletiva: uma história recente de um passado remoto. In: CAMPOS, Gastão Wagner de Souza et al. (ed.). Tratado de saúde coletiva. Rio de Janeiro: Hucitec; Fiocruz; 2006. p. 295-315.
PRASAD, Pushkala. Crafting qualitative research: beyond positivist traditions. 2nd ed. New York: Routledge, 2017.
ROBLES-SILVA, Letícia. Escrever qualitativamente: desafios da racionalidade estético-expressiva. In: BOSI, Maria Lúcia; GASTALDO, Denise (org.). Tópicos avançados em pesquisa qualitativa em saúde. Petrópolis: Editora Vozes, 2021. p. 237-281.
SANDEL, Michael. Justice: what’s the right thing to do? London: Penguin Books Limited, 2009. 358 p.
SEN, Amartya. La idea de la justicia. Bogotá: Santillana Ediciones Generales, 2010.
STENHOUSE, Lawrence. Research as a basis for teaching. London: Heinemann Educational Books, 1985.
ZEMELMAN. Hugo. Pensar teórico y pensar epistémico: los retos de las Ciencias Sociales latino-americanas. Espacio Abierto, v. 30, n. 3, p. 234-244, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/122/12268654011/html/. Acesso em: 2 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
