Ensino colaborativo como princípio facilitador para inclusão do aluno com deficiência na Educação Física Escolar

Autores

  • Ingrid Rosa Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4837-8697
  • Rayanne Rodrigues de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7753-6100
  • Daniela Lima Bonfat Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8049-6111
  • José Francisco Chicon Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3460-7268

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.128996

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Colaborativo, Inclusão Escolar

Resumo

O trabalho educacional, fundamentado nas contribuições da pesquisa-ação colaborativo-crítica e pelo ensino colaborativo, configura-se em uma ferramenta potente para um processo de ensino e aprendizagem de qualidade inclusiva. A Educação Física Escolar, apesar da sua especificidade, também necessita da participação efetiva de um professor colaborador mais afinado com essa área de conhecimento. O estudo em tela objetiva mapear a discussão sobre o ensino colaborativo na produção acadêmica dos cursos de pós-graduação das universidades brasileiras, consultando o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os dados apontam que essa parceria potencializa a participação e a aprendizagem dos alunos, além de ser uma forte aliada à formação continuada dos professores pela dinâmica da ação-reflexão-ação coletiva. Embora a pesquisa-ação e o ensino colaborativo já tenham sido utilizados no âmbito dos estudos em Educação Física, pouco se discute sobre o uso dessa metodologia em uma perspectiva inclusiva.

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Publicado

2024-11-12

Como Citar

CARVALHO, I. R.; FREITAS, R. R. de; LIMA BONFAT, D.; CHICON, J. F.; CARVALHO SILVA DE SÁ, M. das G. Ensino colaborativo como princípio facilitador para inclusão do aluno com deficiência na Educação Física Escolar. Movimento, [S. l.], v. 30, p. e30050, 2024. DOI: 10.22456/1982-8918.128996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/128996. Acesso em: 19 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais