Ensino colaborativo como princípio facilitador para inclusão do aluno com deficiência na Educação Física Escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.128996Palavras-chave:
Educação Física, Ensino Colaborativo, Inclusão EscolarResumo
O trabalho educacional, fundamentado nas contribuições da pesquisa-ação colaborativo-crítica e pelo ensino colaborativo, configura-se em uma ferramenta potente para um processo de ensino e aprendizagem de qualidade inclusiva. A Educação Física Escolar, apesar da sua especificidade, também necessita da participação efetiva de um professor colaborador mais afinado com essa área de conhecimento. O estudo em tela objetiva mapear a discussão sobre o ensino colaborativo na produção acadêmica dos cursos de pós-graduação das universidades brasileiras, consultando o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os dados apontam que essa parceria potencializa a participação e a aprendizagem dos alunos, além de ser uma forte aliada à formação continuada dos professores pela dinâmica da ação-reflexão-ação coletiva. Embora a pesquisa-ação e o ensino colaborativo já tenham sido utilizados no âmbito dos estudos em Educação Física, pouco se discute sobre o uso dessa metodologia em uma perspectiva inclusiva.Downloads
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